As flores artesanais de Cleide Cunha

A designer Cleide Cunha confecciona rosas artesanais com um material inusitado: escamas de peixe. Ela descobriu as flores no Espírito Santo, onde o artesanato com escamas de peixe faz parte da cultura popular. Como decoradora, logo aprimorou a técnica e começou a produzir as suas flores com paixão (acima, Rosas Grandes e abaixo, Rosas Pequenas).

Seu trabalho é tão primoroso que logo chegaram as encomendas de parentes e amigos. A demanda cresceu a ponto de Cleide tornar-se capacitadora. Hoje ela está à frente de uma associação de mulheres, no Recife, PE, lugar escolhido para viver quando partiu de São Paulo. Atualmente, só atende aos lojistas. Entre seus clientes figuram lojas como a Tok Stok, Artes do Imaginário e Babel das Artes (abaixo, Panamás e Botões de Rosas).

Preço sob consulta. babeldasartes@gmail.com

1varetas-conchas

About these ads

52 Respostas para “As flores artesanais de Cleide Cunha

  1. Kelly Moraes de Barros

    Gostaria de receber mais informações sobre o projeto desenvolvido através das escamas de peixe, pois moro em Cabo Frio no RJ. E estou interessada em iniciar um projeto parecido com este, e estou tendo dificuldades de encontrar material informativo.
    Obrigada.
    Kelly

  2. Olá Kelly. Vou passar seu e-mail para a Cleide Cunha, ok? Acho que ela deve demorar a responder pq está na Feira Internacional de BH entre 25 e 30 de novembro, ok?

  3. que linda suas flores eu amo artesanatato de todas as espécies, mas com escamas de peixe é novidade para mim, parabéns.

  4. Como adquirir as peças?
    obrigada

  5. Flavia, nós podemos enviar as peças que escolher. Todas as flores são vendidas por unidade que variam de 8 a 25 reais. Você diz quantas flores quer, quais os modelos, envia o seu CEP pra calcularmos o frete, que será acrescido ao preço final. Aguardamos o seu contato: (83) 3226 5570 ou babeldasartes@gmail.com

  6. Fernanda Gregorin

    Olá, gostaria do contato da Cleide Cunha, pois desenvolvo bolsas e estamos com um projeto de mesclar artesanato diferenciado nas peças.
    Desde já muito Obrigada

  7. Olá Fernanda, não estou autorizada a dar o telefone. Envie seu telefone por e-mail no babeldasartes@gmail.com e eu passo pra ela, ok?
    Um abraço e obrigado pela visita
    Francisco e Sandra

  8. Cleide, parabéns!… as flores são linhas!…      quero desenvolver  um projeto parecido com  esse com as flores de peixe portanto gostaria de receber informações como fazer para desenvolver um projeto como esse.gostaria de adquirir uma de cada modelo acima meu cep e 78040640  quanto fica e como proceder para a compra. obrigada!…

  9. quero adquirir 6 mini rosas um botão e um panama cep 78040640 como comprar.

  10. BOM DIA CLEIDE CUNHA:
    SOU APAIXONADA PELAS FLORES, ELAS ME ENCANTAM E FASCINAM, ESTAVA PROCURANDO NA NET, FLORES, INCLUSIVE ARTESANAIS…E QDO VI SUAS LINDAS E ENCANTADORAS FLORES DE ESCAMAS DE PEIXES, ME APAIXONEI..SÃO DELICADAS, PERFEITAS…PARECEM QUE SÃO REAIS!! AMEI!!! PARABÉNS PELO SEU MAGNÍFICO TRABALHO!! GOSTARIA MUITO SE PUDESSE, APRENDER FAZÊ-LAS!! MUITO OBRIGADO PELA ATENÇÃO!! E QUE SUA VIDA POSSA SER SEMPRE LINDA E FLORIDA!!
    UM ABRAÇO!!
    LÉIA

  11. Cleide,estou encantada como somos criativos nos brasileiros,eu amo decoraçao fiz curso de dec floral na Italia ,mas nada com escamas de peixe,adorei a novidade,ficam delicadas e belas,parabens.Gostaria de aprender o processo tambem.Ti abraço.Simeia

  12. cleide muito bonito seu trabalho parabéns

  13. ola boa tarde , sou do RS mais especifico Caxias do Sul, trabalho cm patchwork e gostaria de aplicar suas flores de escama de peixe nas minhas ovelhas. Como faço para comprar ?
    Tens mais coisas além das flores, pois em uma feira que fui em BH vi porta guardanapos com estas flores, aguardo retorno.

  14. Moro aqui em Penha SC, numa vila de pescadores. Gostária de ensinar essa tecnica aqui para as mulheres, como fazer para aprender?

  15. Seu trabalho é maravilhoso.Parabéns.

  16. Seu trabalho em escamas de peixe é muito lindo e criativo. Gostaria de saber como posso comprar rosinhas de escama de peixe mais ou menos com 2 , 3 e 4 cm de diametro. Qual a quantidade minima para atacado ,quais as cores disponíveis (tingidas?) e o preço . Por favor tenho uma certa urgencia. um grande abraço. Meu cep para cálculo de frete é 05041-001. – sao paulo

  17. Pingback: Rosas de escama de peixe via Correios « Babel das Artes

  18. Seu trabalho é maravilhoso. que tamanho tem sus flores grandes? nesesito 80 cm . puderia enviar los para Alemanha? quanto sera o frete por umas 20-25 pezas modelos grandes,mesclados pero so brancos via correios até Hannover?
    Obregada por su resposta. Que Le vaja bem.
    Agnes

  19. Fabíola Medeiros

    Boa tarde,

    Trabalho numa ONG e estamos com um projeto para aproveitamento de resíduos pesqueiros. Será aplicado numa comunidade de pescadores. Vcs tem apostilas para venda?

    Desde já, grata pela atenção.
    Aguardo retorno breve.

    Fabíola Medeiros

  20. Olá Fabíola, não fornecemos apostilas. Procure o SEBRAE do Espírito Santo. Veja se podem ajudar.

  21. ligia queiroz calixto

    Fiquei encantada com as flores de escama de peixe.Olhei na casa de minha tia em Recife,fiquei apaixonada.Sou de Pombal-pb mais moro em São Luis do maranhão.gostaria de aprender a fazer pois trabalho com artesanato,você pode me ensinar a fazer?

  22. Olá
    Sou lojista em Mg e gostaria de saber como consigo me contatar com Cleide Cunha?
    Grato
    Marlon

  23. gostaria de revender as lindas flores artesanais pois sou lojista em sp e gostaria de saber quais sao as condiçoes.

  24. Olá Rosa, veja a coleção de bijuterias e peças de decoração com escamas de peixe no álbum do Flickr http://www.flickr.com/photos/babeldasartes veja também no anexo a tabela de preços.

    abs, Francisco e Sandra, BABEL DAS ARTES

  25. desejava saber o endereco da loja em joao pessoa para compra de flores de escama de peixe

  26. Cara Mia, Inc.

    Como poderia entrar em contacto com a designer Cleide Cunha? Estou interessada em conhecer mais do seu trabalho. Obrigada, Vane Garcia

  27. elizabeth brandão silva

    gostaria de aprender fazer esss flores, como limpar as escamas. Amei, as flores saõ lindas. bjs

  28. Olá Elizabeth, não temos apostilas e a designer Cleide Cunha ainda não faz cursos.
    Obrigado por participar de nosso blog. Conheça o novo em http://www.babeldasartes.com.br
    abs, Francisco e Sandra

  29. Olá, onde encontro essas flores aqui em Recife, estou super interessada em adiriquir algumas, mas não encontro o endereço. Por favor, me mandem o endereço. Obrigada.

  30. Boa Noite! Minha esposa é professora da rede pública estadual e nos eventos da FENEARTE, aqui em Recife-PE., adquiriu essas jóias de arte, que são as flôres confeccionadas com escamas de peixe.Como ela trabalha com alunos residente de regiões de estuário e mar, essa mat´ria prima é abundante. Ela acha que essa alternativa de confeccionar esse tipo de artesanato dará chances como alternativa de rendimentos para essas comunidades. Portanto, ela lhes pede orientações do tipo: como preparar(limpar) as escamas e o tipo de cola que devera se utilizada. Parabeniza a todos vocês e agradece pelas instruções.

  31. Olá Helio, a designer Cleide Cunha não dá cursos nem fornece manuais ou apostilas sobre a produção do trabalho com escamas de peixe. Ela acredita que se divulgar como fazer pode prejudicar a associação de mulheres que vive deste trabalho. Sabemos como distribuidores que ela higieniza as escamas e que usa cola à base de água.
    As flores são laváveis, mas não podem ser deixadas de molho por causa disso.
    Procure informações sobre a arte com escamas de peixe no SEBRAE do Espírito Santo. A tradição de fazer flores com escamas de peixe nasceu naquele estado e há várias artesãs que dominam o processo de produção.
    Abraços, Francisco e Sandra, Babel das Artes

  32. o que fazer pra aprender a fazer essas coisas encantadora? to apaixonada por essas obras maravilhosas. parabens

  33. Olá Beth, o trabalho é desenvolvido pela designer Cleide Cunha com uma associação de mulheres. Ela não dá cursos porque acredita que pode prejudicar a associação que vive deste trabalho. Sabemos como distribuidores que ela higieniza as escamas e que usa cola à base de água.
    Veja mais trabalhos em http://www.babeldasartes.com.br/blog
    Abraços, Francisco e Sandra, Babel das Artes

  34. seu CARLOS 59 anos

    oi como faço para me comunicar ? pois queria encomendar

    20/11/2010

  35. seu CARLOS 59 anos

    quero ecomendar 20/11/2011

  36. Neiva Vieira Gonçalves

    LINDOOO!!!! Parabéns!
    Sou artesã em diversos materiais e apaixonada por aproveitamento de materiais. Recentemente iniciei o artesanato com escamas de peixes. Não estou encontrando escamas graúdas em minha cidade (Rio Grande – Rio Grande do Sul – Praia do Cassino) Como conseguir?
    Obrigada. Aguardo retorno

  37. Olá Neiva, a Cleide tem fornecedores de escamas. São os frigoríficos. No entanto, são entregues para ela in natura.
    Ela desenvolveu uma técnica de higienização que elimina totalmente o odor.
    Quanto ao tamanhos das escamas, variam de acordo com a espécie de peixe.
    Os peixes que tem aqui no Nordeste são diferentes dos que têm por aí, no Sul.
    Aqui as escamas grandes são de um peixe chamado camarupim.
    Esperamos ter ajudado.
    Abs, Francisco e Sandra
    Babel das Artes

  38. Mariane Nomura

    Olá Cleide, seu trabalho é barbaro. Onde encontro para comprar as suas rosas em Brasília?

  39. Olá Mariane, não sabemos onde você pode encontrar em Brasília, no entanto, saiba que
    enviamos flores, bijuterias e objetos de decoração com escamas de peixes para todo o Brasil (e também para o exterior).
    Veja as peças nos links abaixo:
    Decoração
    http://www.elo7.com.br/productSearch.do?command=showUserProducts&webCode=1C516&albumWebCode=1DE27
    Bijuterias
    http://www.elo7.com.br/productSearch.do?command=showUserProducts&webCode=1C516&albumWebCode=3F9B6

    Abs
    Francisco e Sandra
    BABEL DAS ARTES

  40. Olá, gostei muito do seu trabalho e gostaria que vc enviasse seu telefone no meu email.
    Pesso tambem uma tabela de preços dessas rosas, para fazermos negócio.
    Obrigada pela sua atenção
    Rosa Amélia

  41. Olá, gostaria que me enviase fotos de modelos de flores e rosas com os seus valores. Fiquei encatada com o trabalho, e gostaria de adquirir.
    Aguardo contato
    Grata
    Monica

  42. oi achei seu trabalho lindissimo pois tudo de artesanato me facina pois ja trabalho com artesanato gostaria de saber se vc fornecem o matrial para montagem das flores e quando custa ou quem saber as flores ja prontas poderiam fazer bons negocios obrigada

  43. Olá Vilma, as flores e produtos de escamas de peixe são fornecidos prontos.
    Não são fornecidas flores para montagem ou criação de peças.
    Abraços
    Francisco e Sandra
    BABEL DAS ARTES

  44. Olá Mônica, veja todos os modelos de flores de escamas de peixe bem como seus preços em http://www.babeldasartes.elo7.com.br
    Abraços, Francisco e Sandra
    BABEL DAS ARTES

  45. Gente isso é lindo como faço para falar com essa artesã?

    Obrigada,
    Sarah

  46. Olá, Sarah, tudo bem?
    Não temos autorização para divulgar contato.
    Caso queira, podemos repassar sua mensagem pra ela.
    abs
    Francisco e Sandra
    BABEL DAS ARTES
    BABEL DAS ARTES

  47. Olá, Carlos, tudo bem?
    Caso ainda tenha interesse nas flores de escamas de peixe, vc pode comprá-las na nossa loja virtual.
    Ou pode falar conosco pelo email babeldasartes@gmail.com.
    Por favor, visite-nos em nosso novo endereço é babeldasartes.com.br
    abs
    Francisco e Sandra
    BABEL DAS ARTES

  48. Eliane, nós somos uma loja de João Pessoa-PB. Não temos possíveis endereços de revendedores em Recife ou outra cidade.
    Se tiver interesse em comprar conosco, você pode fazê-lo em nossa loja virtual
    abs
    Francisco e Sandra
    BABEL DAS ARTES
    babeldasartes@gmail.com

  49. Olá, Helio, tudo bem?
    Cleide não tem como prestar consultoria nem fornece apostilas ou cartilhas.
    Uma sugestão seria sua esposa buscar orientação no SEBRAE, em Recife. Muito provável que eles tenham indicações para ajudá-la.
    abs
    Francisco e Sandra
    BABEL DAS ARTES

  50. Maria Suely Rodrigues cavalcanti

    Olá gente,
    Sou de Recife mesmo, comprei as flores de escama de peixe junto com um jarro de barro, que achei perfeita essa combinação. Quando fui no Centro de Artesanato de Pernambuco no Marco Zero, realmente fiquei apaixonada por elas, são lindas e bem trabalhada, Cleide Cunha realmente é fascinante. Porém, gostaria de saber como faço para lavá-las? Aguardo sua resposta e muito grata desde já.

  51. Olá Maria Suely, para lavar basta colocar sob o jato d’água (da torneira) e se estiverem muito sujas, passar um pincel de cerdas macias. Colocar para secar ao sol. Pode lavar quantas vezes quiser, mas nunca pode deixar de molho porque como a cola é à base de água, a própria água se torna solvente.

    Visite nossa loja virtual e indique para os amigos! http://www.babeldasartesloja.com.br

    Abraços, Francisco e Sandra
    BABEL DAS ARTES

  52. Oi Cleide, Me diga como posso comprar estas flores que vc faz.. Sou de Minas Gerais e gostei muito do seu trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s