Rio Jaguaribe agoniza em João Pessoa

fozdoriojaguaribeO rio Jaguaribe é o mais extenso da cidade e tem 13,5 quilômetros.  Não discrimina classe social e passa por bairros tradicionais, como Jaguaribe, e nobres, como Manaíra e Bessa, e pelas comunidades de São José e Chatuba. O rio também passa pelo Jardim Botânico, que é uma das maiores áreas verdes do mundo e separa João Pessoa de Cabedelo (onde ele desemboca poluído no mar, na mesma praia onde temos o projeto para salvar as tartarugas!).

limpezariojaguaribe

A limpeza do rio Jaguaribe pela Equipe de Operações Especiais da Prefeitura começou em março e até agora retirou 800 toneladas de lixo jogados indevidamente pela população em apenas 800 metros de rio. Que vergonha, né? Não pense que o problema não é seu ou que não tem nada a ver com isso — até porque você vive as consequências disso, como por exemplo, as enchentes na av. Beira Rio (foto abaixo).

enchente-beira-rio

Há, claro, outros agravantes para a degradação do rio como a ocupação desordenada e irregular, principalmente na mata ciliar, e esgotos clandestinos. No entanto, vamos ao básico: qualquer resíduo que você joga no chão, na rua — em qualquer bairro — vai para o bueiro (boca-de-lobo, galeria). Dali o caminho é sempre um rio, claro. Então, jogar lixo na rua também contribui para poluir e matar o rio Jaguaribe.

Enfim, basta mudar a atitude e vigiar também os sugismundos. Está disposto a fazer a sua parte? Exija também que as barracas de praia separem o lixo reciclável. E, se você é turista, questione se o hotel separa o lixo. Exija isso ao comprar o seu pacote de viagem. O meio ambiente e os seres marinhos da cidade agradecem.


2 Respostas para “Rio Jaguaribe agoniza em João Pessoa

  1. antonio fernandes

    Tenho um bloco carnavalesco no projeto folia de rua, que era chamado unidos do castelo, só que há dois anos o denominei bloco jacare do castelo, onde quero realizar um movimento em prol do rio jaguaribe. fico triste porque em 1970 eu e varios amigos preferiamos tomar banho neste rio (trecho na comunidade São Rafael e Padre Hildo Bandeira, doque ir a praia.
    Preciso encontrar pessoas que estejam como o mesmo ideal (fazer algo pelo rio). Tony Fernandes – 8803.1589

  2. a população realmente é mal educada, além disso falta mais rigor por parte das autoridade, tipo alguma tipo fiscalização e de punição para quem jogar lixo nos rios, nas ruas, nas praias, campanhas educativas pra ver se os ignorantes se tocam, em outros lugares funcionam porque só aqui é desse jeito? O rio Jaguaribe é um patrimônio e joão pessoa é uma cidade abençoada por deus e bonita por natureza. vamos trocar lixo por arvores, flores gramados e amor é amor é claro.

Deixe um comentário