Moda verde e orgânica exige atenção de quem produz e atitude de quem compra

O jeans da Lenzing Fibers é feito com fibra celulósica

Jeans da Lenzing Fibers feito com fibra celulósica, já chamado Eco Denim. Sustentável porque exige menor área de cultivo da fibra, menos água na rega e no tingimento da peça.

Frans Prins, um dos organizadores da The Key, a primeira feira de comportamento e consumo sustentável no mundo, realizada na Alemanha, em junho, apontou alguns desafios para a criação da moda sustentável:

Algodão orgânico – É preciso estar atento para toda a cadeia produtiva. “Não adianta o algodão ser orgânico e ter sido produzido com trabalho infantil”, disse. O algodão de cultura orgânica é uma evolução, principalmente se olharmos para as mortes causadas pelos pesticidas na índia.

Peles – A pele animal, para Prins, é incoerente com a moda sustentável. Ele abomina o uso de peles, mesmos as chamadas ‘friendly fur’ ou peles recicladas. A indústria da pele está tentando se reposicionar como natural, mas para ele “um revólver reciclado continua sendo um revólver.”

Reciclagem – Ele defende que a filosofia ‘cradle to cradle’, que prega a produção consciente, analisando a reutilização de um produto mesmo antes de sua produção já que nem toda reciclagem é sustentável (pode, por exemplo, causar ainda mais gasto de água no processo).

Produção de massa – Todo negócio deveria se tornar sustentável. Há soluções e inovações interessantes como a filosofia “cradle to cradle”, ou fábricas movidas a energia solar que apontam alguns caminhos. Alguns analistas dizem que esse será o futuro dos negócios.

A feira The Key reuniu marcas, empresas e estilistas comprometidos com a moda verde e com um estilo de vida sustentável a fim de lançar conceitos inovadores e tendências. Entre os produtos apresentados estavam roupas feitas com materiais reciclados e peças criadas a partir de produtos alternativos, como partes do tronco de palmeiras.

Veja matéria completa no portal Terra

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s