“Os Chicos” documenta cultura oral dos ribeirinhos do São Francisco

chicoschicas

Em suas margens extensas, o rio São Francisco abriga populações ribeirinhas de diferentes matizes culturais. Mas há algo em comum a todos: o rio é motivo de orgulho para muitos moradores. Não é à toa que muitos são batizados de Francisco e Francisca, ou simplesmente “Chicos” e “Chicas”.

O jornalista Gustavo Nolasco e o fotógrafo Leo Drumond – ambos mineiros – puderam comprovar essa afirmação. Num período de 25 dias, viajaram por 1.500 quilômetros do rio e encontraram 23 “Chicos” cheios de ricas histórias para contar. Os números não param: foram cerca de 9.000 fotos, 1.800 minutos de entrevistas e 19 municípios visitados. E essa é apenas a primeira etapa do projeto entitulado “Os Chicos”. Ao todo, 2.700 km do rio serão percorridos, desde as serras de Minas até o desaguamento no mar. A cultura oral das comunidades do Rio São Francisco está sendo documentado aos poucos no blog oficial do projeto.

Aprovado pela lei federal de incentivo à Cultura – a Rouanet –, o projeto “Os Chicos” resultará também em livro e exposição, previstos para o ano que vem. O lançamento do livro será feito nas regiões por onde passaram.

Fonte: Fotos e texto Blog de MG

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s