Cultura Indígena: da oca à aldeia global

Almir Surui usa internet para denunciar desmatamento

Almir Surui usa internet para denunciar desmatamento

Almir Surui, da tribo Pater Surui, descobriu pelo Google Earth que as árvores da reserva 7 de Setembro da qual é líder — 250 mil hectares entre Rondônia e Mato Grosso — tinham desaparecido. Segundo reportagem do Link, o cacique resolveu se articular com a ONG Equipe de Conservação da Amazônia (ACT) e foi para São Francisco, nos EUA, a procuraria do Google. Seu objetivo era conseguir apoio do buscador para denunciar o descaso do poder público com a preservação das terras indígenas e da Amazônia.

Com a parceria com o Google Earth Outreach, a divisão filantrópica da companhia, os surui receberam equipamentos para que eles mesmos possam identificar um foco de retirada ilegal de madeira na região. Os índios também fazem vídeos e disponiblizam no Youtube.

O caso já tem até documentário: Trocando Arcos e Flechas por Laptops produzido por Denise Zmekhol. A cineasta revela a transição radical de uma tribo que saiu “da idade da pedra ao mundo digital em 40 anos” —  já que o primeiro contato dos Surui com o homem branco foi 1969.

Fonte: Link

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s