Na semana em que foi comemorado o Dia do Idoso recebemos a ilustre visita da dona Nilce de Alencar, 71 anos, acompanhada da filha Roberta e do genro Gilson em um longo passeio de carro pelo litoral nordestino. A viagem foi um presente em comemoração ao seu aniversário, 25 de setembro.
Dona Nilce é nordestina. Nasceu em Pernambuco, mas foi criada em Juazeiro do Norte, no Ceará. Há mais de 20 anos ela mora no Distrito Federal e lá fez a diferença na cultura nacional. É uma das fundadoras da Associação das Bordadeiras de Taguatinga, DF, criada em 2002, também denominada Flor do Ipê. Com o apoio do Sebrae e a supervisão dos designers Antônia Dumont e Renato Imbroisi, as 21 mulheres do grupo resgataram técnicas tradicionais de bordado e pontos variados como rococó, nó francês, escama de peixe, ponto corrente e areia. “É o bordado da vovó”, esclareceu Nilce, que hoje é capacitadora da Associação. Ao todo são 96 tipos de pontos, mas é possível aprender cerca de 30 deles no curso, dependendo do aproveitamento da aluna. “É raro, mas tem gente que aprende tudo em até 3 dias”, diz mostrando um dos trabalhos (foto abaixo) que resgata no bordado uma tradição popular e secular.
O grupo é especializado em bordar flores do cerrado e pássaros. Os produtos encontram-se à venda na associação e na Etno Brasil, em Brasília. Em São Paulo podem ser encontrados em diversas lojas como a Cor do Sol, a Daslu, a Balaio Brasil, a Associação Mundaréu e a Ofício e Arte e também em várias lojas do Rio de Janeiro.
Associação das Bordadeiras de Taguatinga Flor do Ipê
QSA 4 Lote 38 Sala 101 – Taguatinga/DF
Fone: 61 3563 3710
Barbaro este seu site principalmente quando falou de D. Nilce a minha amada mulher corajosa batalhadora de carater e de opinião, agradeço muito pela parte que me toca como diz o nordestino, que também sou.Amo muito essa mulher.
É muito legal você ver um ente querido, que sai para viajar e comemorar o seu aniversário ser homenageado por seu talento, em lugar que esta apenas de passagem. É muito bom. Parabéns!
Prezados Senhoras, bom dia,
Parabéns pelo trabalho maravilhoso e de empreendedorismo social.
Tenho interesse em adquirir peças de cama e almofadas e etc. Gostaria de saber se este produtos apresentados estão á venda ?
Aguardo contato.
Atenciosamente,
Suely Berner
Célia Maria Favarão// 15 Janeiro 2009
Prezados Senhoras, boa tarde.
Parabéns pelo trabalho maravilhoso e de empreendedorismo social.
Tenho interesse em adquirir peças de cama e almofadas , etc. Gostaria de saber se estes produtos apresentados estão á venda ?
Aguardo contato.
Atenciosamente,
Célia Maria Favarão
Olá Célia, ainda não temos as peças da Flor do Ipê na Babel das Artes. A dica é entrar em contato direto com elas, conforme telefone publicado no post.
Um abraço
Sandra e Francisco
Gostaria de saber em curitiba/PR, onde encontro os bordados Flor de Ipê, que são lindíssimos.
Obrigada
Ola,
parabens pelo belo trabalho e a dedicacao de todos voces. Tambem gostaria de saber se voces tem um catalogo de precos dos produtos comercializados e como faco para obte-los?
Obrigado pela atencao e um forte abraco a todos.
Parabens pela idéia
Vasculhado, procurando um curso de Bordada com pedraria, achei este site,
achei lindo os bordados gostaria de saber com que linha vcs usam pra bordar é linha de bordar ponto cruz ou é outro tipo me responda nauuu faço pra vender faço só pra mim thauuu bjos.
Estou encantada com o trabalho dessas mulheres maravilhosas . Fico feliz que ainda existam pessoas no mundo que sabem dar valor a esta arte . Nao podemos deixar acabar , isso faz parte da historia…
Parabens!!!!
Gostaria de ter mais informaçoes sobre onde se vende , sou do Rio de Janeiro .
abraços
Andrea
Adorei conhecer seus trabalhos, achei lindo, gostaria muito de conhecer, Parabéns, Rose.
Rose, no texto vc tem os telefones pra contatar a Associação. Eles podem dar mais informações.
abs
Andrea, veja no texto telefone pra contato. Certamente vc conseguirá todas informações diretamente com a Associação.
abs
Caros Amigos; Sandra e Francisco faço saber aos amigos que a minha querida esposa Nilce Parente de Alencar Correia, faleceu no dia 21-11-2011 no Hospital Santa Lucia em Brasíla aos 74 anos de idade e 51 de união conjugal com Roberto Ezígio Correia; Artesã de mão cheia e empreendedora umas das fundadoras da Associação das Bordadeiras de Taguatinga (Flor do Ipê), Brincando Com Linhas e Grupo Manacá.
Olá Sr Roberto, sentimos muitíssimo pela sua perda. A Dona Nilce certamente já está toda cheia de luz, lá pertinho de Deus.
Agradecemos imensamente por ter nos avisado.
Um forte abraço para o sr e para a sua família. Aceite nossas sinceras condolências.
Francisco e Sandra, Babel das Artes, João Pessoa, PB.