Mãos experientes bordam flores do cerrado

Na semana em que foi comemorado o Dia do Idoso recebemos a ilustre visita da dona Nilce de Alencar, 71 anos, acompanhada da filha Roberta e do genro Gilson em um longo passeio de carro pelo litoral nordestino. A viagem foi um presente em comemoração ao seu aniversário, 25 de setembro.

Dona Nilce é nordestina. Nasceu em Pernambuco, mas foi criada em Juazeiro do Norte, no Ceará. Há mais de 20 anos ela mora no Distrito Federal e lá fez a diferença na cultura nacional. É uma das fundadoras da Associação das Bordadeiras de Taguatinga, DF, criada em 2002, também denominada Flor do Ipê. Com o apoio do Sebrae e a supervisão dos designers Antônia Dumont e Renato Imbroisi, as 21 mulheres do grupo resgataram técnicas tradicionais de bordado e pontos variados como rococó, nó francês, escama de peixe, ponto corrente e areia. “É o bordado da vovó”, esclareceu Nilce, que hoje é capacitadora da Associação. Ao todo são 96 tipos de pontos, mas é possível aprender cerca de 30 deles no curso, dependendo do aproveitamento da aluna. “É raro, mas tem gente que aprende tudo em até 3 dias”, diz mostrando um dos trabalhos (foto abaixo) que resgata no bordado uma tradição popular e secular.

O grupo é especializado em bordar flores do cerrado e pássaros. Os produtos encontram-se à venda na associação e na Etno Brasil, em Brasília. Em São Paulo podem ser encontrados em diversas lojas como a Cor do Sol, a Daslu, a Balaio Brasil, a Associação Mundaréu e a Ofício e Arte e também em várias lojas do Rio de Janeiro.

Associação das Bordadeiras de Taguatinga Flor do Ipê
QSA 4 Lote 38 Sala 101 – Taguatinga/DF

Fone: 61 3563 3710

Anúncios

16 Respostas para “Mãos experientes bordam flores do cerrado

  1. Roberto Ezígio Correia

    Barbaro este seu site principalmente quando falou de D. Nilce a minha amada mulher corajosa batalhadora de carater e de opinião, agradeço muito pela parte que me toca como diz o nordestino, que também sou.Amo muito essa mulher.

  2. É muito legal você ver um ente querido, que sai para viajar e comemorar o seu aniversário ser homenageado por seu talento, em lugar que esta apenas de passagem. É muito bom. Parabéns!

  3. Prezados Senhoras, bom dia,

    Parabéns pelo trabalho maravilhoso e de empreendedorismo social.
    Tenho interesse em adquirir peças de cama e almofadas e etc. Gostaria de saber se este produtos apresentados estão á venda ?

    Aguardo contato.
    Atenciosamente,
    Suely Berner

  4. Célia Maria Favarão// 15 Janeiro 2009

    Prezados Senhoras, boa tarde.

    Parabéns pelo trabalho maravilhoso e de empreendedorismo social.
    Tenho interesse em adquirir peças de cama e almofadas , etc. Gostaria de saber se estes produtos apresentados estão á venda ?

    Aguardo contato.
    Atenciosamente,
    Célia Maria Favarão

  5. Olá Célia, ainda não temos as peças da Flor do Ipê na Babel das Artes. A dica é entrar em contato direto com elas, conforme telefone publicado no post.
    Um abraço
    Sandra e Francisco

  6. Gostaria de saber em curitiba/PR, onde encontro os bordados Flor de Ipê, que são lindíssimos.
    Obrigada

  7. Marden Carvalho

    Ola,

    parabens pelo belo trabalho e a dedicacao de todos voces. Tambem gostaria de saber se voces tem um catalogo de precos dos produtos comercializados e como faco para obte-los?
    Obrigado pela atencao e um forte abraco a todos.

  8. FRANCISCA RODRIGUES

    Parabens pela idéia

  9. Vasculhado, procurando um curso de Bordada com pedraria, achei este site,

  10. Ivanilda terezinha de oliveira silva

    achei lindo os bordados gostaria de saber com que linha vcs usam pra bordar é linha de bordar ponto cruz ou é outro tipo me responda nauuu faço pra vender faço só pra mim thauuu bjos.

  11. Estou encantada com o trabalho dessas mulheres maravilhosas . Fico feliz que ainda existam pessoas no mundo que sabem dar valor a esta arte . Nao podemos deixar acabar , isso faz parte da historia…
    Parabens!!!!
    Gostaria de ter mais informaçoes sobre onde se vende , sou do Rio de Janeiro .
    abraços
    Andrea

  12. Adorei conhecer seus trabalhos, achei lindo, gostaria muito de conhecer, Parabéns, Rose.

  13. Rose, no texto vc tem os telefones pra contatar a Associação. Eles podem dar mais informações.

    abs

  14. Andrea, veja no texto telefone pra contato. Certamente vc conseguirá todas informações diretamente com a Associação.

    abs

  15. Caros Amigos; Sandra e Francisco faço saber aos amigos que a minha querida esposa Nilce Parente de Alencar Correia, faleceu no dia 21-11-2011 no Hospital Santa Lucia em Brasíla aos 74 anos de idade e 51 de união conjugal com Roberto Ezígio Correia; Artesã de mão cheia e empreendedora umas das fundadoras da Associação das Bordadeiras de Taguatinga (Flor do Ipê), Brincando Com Linhas e Grupo Manacá.

  16. Olá Sr Roberto, sentimos muitíssimo pela sua perda. A Dona Nilce certamente já está toda cheia de luz, lá pertinho de Deus.
    Agradecemos imensamente por ter nos avisado.
    Um forte abraço para o sr e para a sua família. Aceite nossas sinceras condolências.
    Francisco e Sandra, Babel das Artes, João Pessoa, PB.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s