Folclore da Itália em show pelo Nordeste

Num projeto de cooperação cultural e intercâmbio, a banda italiana Nidi d’Arac se apresenta pela primeira vez no Brasil no mês de outubro. Serão quatro shows nos Estados da Paraíba e Pernambuco onde o grupo vai apresentar a Pizzica, uma tradição folclórica do Salento, região Sul da Itália.

Nidi d’Arac significa “Ninho de Aranha” em alusão à sua base musical inspirada no “Tarantismo”. O folclore surgiu da picada da “taranta” (tarântula mediterrânea) — capaz de provocar crises histérico-compulsivas em suas vítimas  e um mal estar geral –, curável apenas através da terapia musical da Pizzica e pelo ritual purificante da dança, ao ritmo do pandeiro, flauta e do violino.

O intercâmbio entre a Itália e o Brasil prevê a realização de uma segunda etapa com a ida de um grupo do Nordeste brasileiro, que da mesma forma vai difundir a cultura nordestina naquele país. Toda a turnê do Nidi d’Arac será registrada por uma equipe de TV italiana, que vai acompanhar o grupo durante a viagem.

Os shows são beneficentes e toda a arrecadação será destinada a projetos sociais das cidades aonde o grupo se apresentará.

Campina Grande – 17 de outubro (Teatro Municipal Severino Cabral)
João Pessoa – 18 de outubro (Teatro Paulo Pontes)
Recife – 23 de outubro (Teatro Santa Isabel)
Recife – 24 de outubro (Teatro Armazém)

Realização e patrocínio: Consulado da Itália em Recife, Província de Lecce (Puglia – Itália) e Instituto de Cultura Mediterrânea.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s