PB entre finalistas de Prêmio Culturas Populares

Ao todo foram selecionados 190 candidatos, sendo 90 mestres de tradições culturais brasileiras, 60 grupos tradicionais informais e 40 grupos formais com iniciativas diretamente vinculadas às culturas populares brasileiras. Foram contempladas as cinco regiões do país, e 23 unidades da federação. Aqui na Paraíba foram selecionados na categoria Mestres José Antônio Bandeiras – Paraíba do Forró e José João da Silva – Zé do Pife. Na categoria Grupos Formais são finalistas a Associação de Artesãs Rurais de Serra Rajada e o Coletivo de Cultura e Educação Meio do Mundo – Acervo Histórico do Meio do Mundo, Registro e Estudo da Cultura Tradicional Brasileira (1972/1992)

O Prêmio Culturas Populares 2008 – Mestre Humberto de Maracanã* tem como objetivo promover a atuação dos mestres das culturas populares e iniciativas exemplares que envolvam as manifestações das culturas populares brasileiras. O valor do prêmio para cada iniciativa/Mestre é de R$ 10 mil em um total de 190 ações premiadas. O concurso integra o Programa Identidade e Diversidade Cultural – Brasil Plural que visa a implementação de políticas públicas para a proteção e promoção da diversidade cultural no Brasil. Serão premiados: 90 mestres, 40 iniciativas de Grupos Formais, 60 iniciativas de Grupos Informais.

* O homenageado neste ano é o Mestre Humberto de Maracanã (Humberto Barbosa Mendes), um dos maiores divulgadores da cultura popular do Maranhão, em especial do Bumba-meu-Boi.

A lista completa de todos os selecionados está disponível em  http://www.cultura.gov.br

Deixe um comentário