Batik: arte nobre e técnica milenar

Há dois mil anos a.C. tecidos já eram estampados  com a técnica do Batik com impressão de mensagens e usados como meio de comunicação. Daí vem a origem do nome: Batik ou Ambatik significa desenhar ou escrever. Só mais tarde a técnica passou a ser empregada para estampar tecidos de vestuário. bolsa_catoledorochavermelhaNa Indonésia, onde surgiu, o Batik era considerado arte nobre porque apenas as princesas e suas damas dispunham de tempo suficiente para trabalhar os tecidos (normalmente a seda) de forma tão detalhada e elaborada. É que nesta técnica o trabalho é intenso. Para cada cor aplicada o tecido é encerado, tingido, vaporizado e remove-se a cera a cada aplicação de cor. É uma técnica de vedamento, pois as partes cobertas com a cera não recebem tinta. Desenha-se com a cera sobre o tecido branco ou cru, que depois é tingido normalmente com a cor determinada. As linhas e ranhuras coloridas que vão surgindo no desenho são chamadas de “craquelê”, que é a maior característica desta técnica e que contribui para realçar o trabalho. No Catolé do Rocha, sertão da Paraíba, a técnica do Batik foi introduzida pelos americanos nos anos 60. Até hoje é fonte de renda de mulheres que, reunidas em uma associação, produzem diversos artigos, entre eles, as bolsas que você pode ver nas fotos e que estão disponíveis na Babel das Artes.

O Batik do Catolé do Rocha faz parte do acervo do Museu Casa — Museu do Objeto Brasileiro.

Bolsas: preço sob consulta.

babeldasartes@gmail.com

4 Respostas para “Batik: arte nobre e técnica milenar

  1. adoro batik ! que interessante !

  2. desejo adiquirir seus produtos entre encontato urgente preçoso antes do dia 15 de dezembro, sou logistra. Me liga por favor. Goiania – 62/ 39416797.

  3. Olá! Adoro batik e gostaria muito de aprender, gostaria de saber se você tem alguma indicação de onde eu poderia aprender essa tecnica?

  4. Olá Mariana, há vários cursos de batik on line. Mas não temos contato com algum deles para recomendar. Francisco estudou batik em SP, com a Susana Uribarri.
    abs, Sandra, BABEL DAS ARTES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s