Mural, arte e pintura na favela carioca

No ano passado os artistas plásticos holandeses Jeroen Koolhass, de 31 anos, e Dre Urhahn, de 34,  inauguraram dentro do projeto Favela Printing, da Fundação Firmeza, o mural Menino Soltando Pipa, que ocupa a fachada de três casas na frente do campo de futebol.

Agora, a ousadia foi maior. No sábado, uma grande festa marcou a inauguração do Rio Cruzeiro, uma pintura de 2 mil metros quadrados feita no paredão de concreto de uma obra de contenção de encosta que atravessa a favela. Projetada pelo designer e tatuador holandês Rob Admiraal, a pintura feita à mão junto com os moradores traz enormes peixes vermelhos nadando contra a corrente num rio de águas azuis. Segundo Jeroen que também faz ilustrações para a New Yorker e para produtos da grife italiana Prada,  todo mundo gostou porque o desenho é leve e profundo ao mesmo tempo. “Um rio passando pela comunidade, limpando tudo. Os peixes representam a luta de poder. Nadam contra a maré”, declarou.

A favela faz parte do Complexo do Alemão e ficou marcada pela violência do tráfico desde 2002, quando o jornalista Tim Lopes foi torturado e assassinado. Na comunidade onde nasceu e foi criado Adriano, jogador da Inter de Milão, as operações policiais e as longas trocas de tiros com traficantes fazem parte do cotidiano.

Os artistas declaram que um dos objetivos do projeto é melhorar a reputação da comunidade e chamar a atenção da mídia que só mostra o lado violento das favelas, menosprezando qualquer desenvolvimento positivo.

Para conhecer o projeto Favela Printing entre em http://www.boomerang.nl/favela/

Anúncios

Uma resposta para “Mural, arte e pintura na favela carioca

  1. ESSA INICIATIVA DE VCs É DÍVINA POIS ALÉM DE VALORIZAR A ARTE QUE EU ADORO POR SINAL TBM ´´É UM MEIO PARA OFERECER OPORTUNIDADES MELHORES PARA CRIANÇAS E ADULTOS……………….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s