Tem artesanato nordestino até no Vaticano

artesanato-nordestinoEm novembro deste ano, durante encontro no Vaticano, o presidente Lula e a primeira-dama, Marisa Letícia, presentearam o Papa Bento XVI com uma peça do ceramista pernambucano Manuel Eudócio. “Significa a migração dos brasileiros do Nordeste para o Sul” do país, explicou Lula (http://www.cabecadecuia.com)

Manuel Eudócio é discípulo de Mestre Vitalino, do Alto do Moura, em Caruaru, PE. As suas peças são queimadas em rústico forno a lenha, baixa temperatura, sem o uso de esmalte. Numa segunda etapa são decoradas com a pintura.
manueleudociofigurasSeus trabalhos constam do acervo de importantes museus e coleções particulares – Museu do Barro em Caruaru-PE, Museu do Homem do Nordeste em Recife-PE, Museu Casa do Pontal no Rio de Janeiro-RJ, Museu do Folclore Edison Carneiro no Rio de Janeiro-RJ, Museu Castro Maia (Chácara do Céu) no Rio de Janeiro-RJ.
Até hoje, o artista continua em plena atividade em companhia de muitos membros da família – filhos, netos etc, que também  se dedicam ao mesmo ofício de modelar o barro.
Em agosto de 2005 o artista foi homenageado através de sua primeira exposição individual “Manuel Eudócio-Patrimônio Vivo” na Sala do Artista Popular do Museu do Folclore no Rio de Janeiro-RJ.

About these ads

2 Respostas para “Tem artesanato nordestino até no Vaticano

  1. Pingback: Visita à exposição de Verger sobre Mestre Vitalino « Babel das Artes

  2. Pingback: Artesanato no 23º Festival de Inverno de Garanhuns-PE | Babel das Artes - Artesanato Brasileiro

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s