Toy Art: brinquedo artesanal

toyartOs Art Toys, Designer Toys ou Urban Vinyl, são brinquedos feitos à mão de plástico, vinil ou pano e projetados por artistas plásticos, ilustradores, quadrinistas, grafiteiros ou designers de moda. A febre começou em meados dos anos 90 depois que grifes de streetwear japonesas como Bounty Hunter e A Bathing Ape começaram a fabricar bonecos originais como material promocional de suas roupas.  E os toys eram baseados em quadrinhos criados por eles.

Um Art Toy pode ser totalmente projetado por um artista, mas pode ser um boneco vendido sem nenhuma pintura para ser customizado pelo próprio comprador. O Urban Vinyl verdadeiro, no entanto, é criado por artistas desconhecidos, que vêm das áreas de ilustração, streetwear, graffiti, publicidade, quadrinhos, mangá e cartoon.

toyart1Cada toy tem tiragem de no máximo cinco mil peças, mas a maioria tem tiragem entre quatrocentas e mil peças. Há quem argumente que a tendência é que os toys passem a ser fabricados em massa, por grandes indústrias de brinquedos, já que a atividade é hoje uma forte tendência de consumo.

No Brasil a artista baiana Andrea May é um dos nomes precursores do Art Toy brasileiro. Ela tem seus toys vendidos em várias cidades do Brasil e um blog, o Toy Centro, que aglutina vários artistas brasileiros.

Fontes e fotos: Bitstoys e site Andrea May – Toy Centro

http://bitstoys.com/2007/11/04/art-toy-revolution/

www.toycentro.blogspot.com/

Uma resposta para “Toy Art: brinquedo artesanal

  1. Adoro toy art! Até tenho alguns. Aqui na Paraíba temos uma artista de toy arts que faz coisas maravilhosas, o nome dela é Emília Pessoa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s