Abaixo-assinado pede libertação de pichadora da Bienal

bienalVitor Angelo, autor do blog Dus Infernus, encabeçou um abaixo-assinado para a libertação de Caroline Piveta da Mota, 23 anos, detida há mais de 50 dias. Na abertura da Bienal ela se reuniu a um grupo de 40 pichadores e “atacou” o segundo andar do prédio  — local onde estava o chamado “vazio” proposto pela curadoria que consistia de paredes e pilastras brancas. A pichadora foi a única detida sob a alegação de depredar o patrimônio público (pena prevista de 3 anos). Carolina teve seu Habeas Corpus negado. Apesar de ser tratada como caso de polícia, para Vitor Angelo a ação foi “com certeza uma das ações mais importantes da arte brasileira dos últimos tempos”. Ele fala em sua defesa: “Se a Caroline Piveta da Mota fosse uma artista nominada ela não iria para a cadeia. Mas ela é ninguém… Ontem eu lembrei de que o Paulo Borges e a Daniela Thomas também já picharam a Bienal para fazer uma edição do SPFW (São Paulo Fashion Week). Não tem como dizer que é depredação de patrimônio público. Como se vê, a Moda está sempre à frente das Artes”, disse o blogueiro para o blog Repique.

Esta semana, o ministro da Cultura Juca Ferreira ligou pessoalmente para a mãe da detida para oferecer auxílio jurídico.  Ele classificou o caso como “um escândalo” e comparou a situação da pichadora com o caso do banqueiro Daniel Dantas. “A jovem está presa há 50 dias por ter pichado uma sala da Bienal. Infelizmente, Daniel Dantas ficou preso por muito menos tempo”, afirmou o ministro.

Hoje o abaixo-assinado tem mais de 1200 assinaturas e é direcionado pra Fundação da Bienal e pro Ministério Público. Para assinar clique no link.

http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/3309

Fontes:

repique.blog.terra.com.br/

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/12/17/ult5772u2242.jhtm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s