Portinari em exposição no Masp

portinari_retirantesO Museu de Arte de São Paulo (Masp) iniciou 2009 com obras do pintor Cândido Portinari. A exposição foi inaugurada hoje, dia 2 de janeiro, com telas selecionadas do próprio acervo do Masp. Intitulada “Portinari – As séries Bíblica e Retirantes”, a mostra traz ainda uma seleção exclusiva de publicações de época do pintor, que completaria 105 anos de nascimento no próximo dia 30 de dezembro.

As telas que compõem a Série Bíblica, produzidas entre 1942 e 1944, revelam forte influência do “Guernica” de Picasso. Esta mostra reúne a série completa, composta de oito obras, ao lado das quais estão as três obras da Série Retirantes que o museu possui. As séries serão mostradas em sala especialmente desenhada para esta exposição.
O conjunto abrange o período em que a denúncia social marcou a pintura de Portinari, que reflete a precariedade da situação social brasileira a reboque das calamidades da guerra, que sensibilizaram tantos pintores europeus. Na passagem da série Bíblica para a Série Retirantes, é possível perceber o momento em que Portinari se liberta da influência de Picasso.

portinariserieA exposição vai até o dia 15 de fevereiro. O ingresso custará R$ 15, mas, às terças, a entrada será gratuita.O Masp fica na Av. Paulista, 1578, São Paulo, SP.

fontes: http://www.sidneyrezende.com

www.masp.uol.com.br

4 Respostas para “Portinari em exposição no Masp

  1. quero mais obra dele porque ele e otimo em fa zer obras lindas e maravilhozas.

  2. linda aws obras deles obrigado

  3. quero mais obra dele porque ele e otimo em fa zer obras lindas e maravilhozas.fazer obras e a melhor coisa do mundo e e iso que ele deve senpre fazer

  4. ele é perfeito……..

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s