“Seu Fernando da Ilha do Ferro” vai ganhar Museu

cadeiraPeças criadas pelo escultor Fernando Rodrigues dos Santos, o ‘Seu Fernando da Ilha do Ferro’ (Alagoas), vão ganhar um espaço de exposição permanente, num museu que está sendo projetado para abrigar o acervo do artista popular, morto em 11 de janeiro, aos 81 anos. O Museu Boca do Vento, nome dado ao espaço por amigos e admiradores do escultor, deverá ser construído ao lado da casa do artista, num quintal com vista para o Rio São Francisco. O objetivo é tornar o espaço um centro para que jovens possam pesquisar sobre as tradições e o artesanato popular da Ilha do Ferro.

Os trabalhos do artista participaram das Bienais no Brasil e no mundo. As obras de ‘Seu Fernando’ foram destaques em projetos de designers premiados como o do arquiteto Arthur Casas, na Casa Cor de São Paulo, no início da década de 2000. Mais tarde, pelas mãos da diretora do Museu da Casa Brasileira do Rio de Janeiro, Adélia Borges, as cadeiras e bancos feitos de galhos retorcidos pelo Seu Fernando brilhariam na mostra: A História do Sentar, realizada no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Outras de suas peças viajaram o mundo, sob a curadoria de arquitetos como José Alberto Nemer e Janete Costa (falecida em novembro de 2008).

Recentemente, o escultor da região do Baixo São Francisco ganhou o título de grande designer da arte popular. Seus trabalhos foram exibidos na II Bienal Brasileira de Design, ocorrida no final de outubro de 2008, em Brasília. Seu nome é citado no Dicionário de Arte Popular de Lélia Frota e no mais recente catálogo de artistas populares brasileiros, o livro: Em Nome do Autor.

Em fevereiro, uma cadeira do mestre-artesão será exposta na feira de Art-Madrid, na Espanha.

Fontes:

http://gazetaweb.globo.com/v2/noticias/texto_completo.php?c=168208

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s