José Altino retrata em suas gravuras elementos da cultura popular, buscando referências na literatura de cordel, no universo rural e no imaginário da cultura nordestina. As figuras são impressas na técnica de xilogravura, modalidade artística que usa a madeira como suporte de impressão.
No 9º Salão de Artesanato Paraibano, José Altino está expondo originais e reproduções em impressões a laser. Ele reclama que as indústrias não estão mais fabricando as tintas coloridas, obrigando-o a se reinventar. Assim, suas obras são escaneadas, impressas (em edição limitada, como na xilo) e assinadas. A vantagem é que os preços ficam mais acessíveis. Assim, é possível ter acesso ao seu trabalho a partir de R$ 50. No caso de um original, o valor pode ultrapassar R$ 800.
Para adquirir obras do mestre José Altino entre em contato com babeldasartes@gmail.com
José Altino é uma expressão magnífica na arte da xilogravura e um mestre que deixou saudades quando da sua estada no Rio de Janeiro. Guardo com todo carinho as suas obras e gostaria muito de receber uma saudação deste ilustre paraibano. Fernando Carriço
Pingback: 10º Salão de Artesanato em Campina Grande/PB « Babel das Artes
Obra belíssima! Postem mais fotos das obras para conhecermos
Pingback: Clientes de SP foram indicados por amigos « Babel das Artes
Pingback: Cordel e xilogravura encantam casal de São Paulo « Babel das Artes
Guardo com orgulho alguns exemplares do trabalho deste que é um dos grandes nome da arte na Paraíba. Sempre, em minhas caminhadas pela orla, levo no peito “o passeio da onça” estampada em minha camiseta, presente deste mestre, que tive o prazer de partilhar minha adolescencia com ele.