Um século da pop Carmem Miranda

carmen-miranda21

Um dos maiores ícones pop da história do Brasil e do mundo, Carmem Miranda comemora 100 anos hoje. O jeito de cantar, o gingado e o sorriso contagiante somado a um figurino ultracolorido cheio de balangandãs fizeram com que, mais de 40 anos após sua morte, essa mulher de 1,59m de altura tenha se tornado o símbolo latino mais conhecido no planeta.

Representação viva da nossa tropicalidade, fenômeno do show bizz internacional nas décadas de 30, 40 e 50, escancarou a nossa porção exagerada de cor e alegria. Grande representante da música brasileira, fashion até a medula, Carmem inspira até hoje artistas iniciantes e nomes consagrados como Madonna, que declarou ter a diva na cabeça ao compor o figurino de vários de seus shows. Nos anos 40, seu look foi adaptado para a moda do dia-a-dia.

Não resistiu ao triturador esquema do show business americano e sucumbiu aos barbitúricos para compensar a maratona de apresentações a que era submetida. Somado a um casamento totalmente infeliz, faleceu aos 46 anos vítima de um ataque cardíaco. A chama que brilha intesamente se consome muito rápido.

De Walt Disney a Warhol, de Bangkoc a Nova York, passando pelo Mato Grosso de Baldenir Bezerra... a "pequena notável" inspira o mundo

De Walt Disney a Warhol, de Bangkoc a Nova York, passando pelo Mato Grosso de Baldinir Bezerra... a "pequena notável" inspira o mundo

Anúncios

Uma resposta para “Um século da pop Carmem Miranda

  1. Pingback: Frida Khalo e Carmem Miranda pintadas na sacola de feira. Elas adorariam! « Babel das Artes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s