Hoje é Dia do Repórter

Tudo bem, sabemos que jornalismo não é arte, porém não resistimos a postar sobre este dia, afinal, o que seria da nós sem o acesso à informação e a liberdade de imprensa? É… apesar de parecer um ofício glamouroso, ser repórter, descobrir e divulgar fatos pode estar relacionado a tornar-se herói ou mártir, como é o caso de Muntadar al-Zaidi, Perwiz Kambakhsh e Moussa Kaka, só para citar alguns exemplos mais atuais.

reporter

Este é Muntadar al-Zaidi, o jornalista iraquiano que atirou os sapatos ao ex-Presidente dos EUA. Ele vai ser julgado no próximo dia 19 de Fevereiro. É acusado de ter atacado um chefe de Estado em visita ao país, o que lhe poderá valer uma pena até 15 anos de prisão.

perwiz-kambakhsh

Este é Perwiz Kambakhsh, 23 anos. O estudante de jornalismo foi condenado à morte e está preso em seu país, o Afeganistão, desde 2007. Seu crime foi baixar da internet e distribuir entre os colegas de faculdade artigos que questionavam alguns valores do Islã, incluindo alguns relacionados aos direitos das mulheres. O julgamento foi realizado à portas fechadas, sem advogado de defesa.

moussa-kaka

Este é Moussa Kaka, de Níger (país vizinho à Nigéria). Ele é colaborador de um jornal de seu país e da Radio France Internacional. Está preso desde 19 de setembro de 2007 por “cumplicidade e atentado a autoridade do Estado”. Pode ser condenado à prisão perpétua por ter tido contato com o grupo rebelde Tuareg, do Norte de Niger. Os contatos com as fontes são parte de seu trabalho como jornalista, por isso a Anistia Internacional o considera preso político. Um comitê de apoio a Moussa Kaka foi criado em 2008 para reunir o maior número possível de vozes e assinaturas pela sua libertação. Para assinar a petição vá em www.liberezmoussa.fr

Anúncios

Uma resposta para “Hoje é Dia do Repórter

  1. Pingback: Dia Mundial da Liberdade de Imprensa « Babel das Artes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s