Realizado pela primeira vez em 2007, a Hora do Planeta é um movimento para combater o aquecimento global, liderado pela WWF-Brasil e conhecido internacionalmente como Earth Hour.
A ideia é apagar as luzes de monumentos de grandes capitais do mundo, num ato simbólico para sensibilizar a população e pressionar os governos. Além disso, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de incorporar novos hábitos de consumo.
Neste ano, a Hora do Planeta será realizada no dia 28 de março, das 20h30 às 21h30, e pretende contar com a adesão de mais de mil cidades e de um bilhão de pessoas em todo o mundo. Por enquanto já aderiram mais de 170 cidades de 62 países, entre elas, Atenas, Buenos Aires, Edimburgo e Nova Iorque.
Pela primeira vez, uma cidade brasileira vai aderir oficialmente ao movimento. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, assinou compromisso com a ONG e anunciou que serão apagadas as luzes de ícones como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Parque do Flamengo e a orla de Copacabana. O Morro Dona Marta e o Jockey Club também confirmaram participação.