Hoje é o Dia Mundial da Água

diadaaguaEm 22 de dezembro de 1992, a Assembléia Geral da ONU declarou que no dia 22 de março seria celebrado o Dia Mundial da Água.  No Brasil a adesão partiu do Congresso Nacional em 2002 que instituiu por lei o Dia Nacional da Água simultaneamente à data mundial.

No Lago Sul, bairro nobre de Brasília, o gasto médio diário por pessoa é de 1000 litros de água/dia. Enquanto isso, em países da Àfrica, como a Namíbia, as pessoas têm menos de 1 litro de água/dia.

Além da falta de saneamento básico, o Brasil detém o maior índice de desperdício de água no mundo: no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, o gasto médio diário por pessoa é de 1000 litros de água/dia. Enquanto isso, em países da Àfrica, como a Namíbia, as pessoas têm menos de 1 litro de água/dia. O consumo diário médio de água/pessoa nos grandes centros urbanos brasileiros oscila entre 250 a 400 litros. O volume é mais que o dobro do ideal fixado pela ONU em 110 litros/dia. Apenas Alemanha, Bélgica, República Tcheca, Hungria e Portugal respeitam a média recomentada. Foto Roosewelt Pinheiro/ABr

Todos os anos, no Dia Mundial da Água uma discussão diferente é colocada em pauta. No Fórum Mundial da Água, que acaba hoje em Istambul, na Turquia, o tema foi “Superando Divisores de Água” – proposto para que este recurso, cada vez mais escasso, seja tratado como um assunto independente dos limites geográficos, culturais e socioeconômicos.

De acordo com o engenheiro Paulo Costa, especialista em programas de racionalização do uso de água, no Brasil a conjugação de tecnologia e educação ambiental pode levar condomínios residenciais a terem 30% a 40% de economia por mês em seus gastos com água. Já nos condomínios comerciais, empresas e indústrias, a redução do gasto mensal com água pode chegar a 60%.

Importante lembrar que dados da ONU apontam que mais de 4 bilhões de pessoas vão ter problemas com escassez de água em 2050. Tomara que você não esteja entre eles, certo?  

fonte: radiobrás

Anúncios

Uma resposta para “Hoje é o Dia Mundial da Água

  1. O QUE E COMO SERÁ NO FUTURO?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s