Padre Cícero, ícone dos nordestinos

Padre Cícero esculpido por Armando Lacerda em 1969 (27 metros de alt.)

Padre Cícero esculpido pelo artista nordestino Armando Lacerda em 1969 (17 m de altura)

Ontem, 27, foi o Dia do Sacerdote. Em abril também comemora-se o aniversário de nascimento de Cícero Romão Batista, o sacerdote mais famoso do Brasil.  Chamado de “Padim-Ciço”, o religioso vivia de doações. Tornou-se padre milagroso quando se espalhou a notícia que na comunhão dada à beata Maria Araújo a hóstia havia se transformado em sangue. Isso aumentou sua influência, atraindo pessoas e aumentando as doações. O clero cearense negou a veracidade do fato, acusando o padre e a beata de “farsantes”. O processo foi levado à Roma e o Padre Cícero foi punido, sendo retirado dele os direitos de sacerdote até sua morte em 1934.

Impedido do exercer os rituais da igreja,  ocupou o cargo de prefeito de Juazeiro, vice-governador do Ceará e deputado federal. “Mas eram seus secretários que governavam. Ele não tinha tempo nem querência pelo poder”, afirma o biógrafo Geraldo Menezes Barbosa.

Padre Cícero foi absolvido pelo Papa XIII, mas nunca foi foi reabilitado. Morreu aos 90 anos e hoje é parte da cultura popular nordestina. Todos os anos milhares de devotos viajam em romaria a Juazeiro do Norte, hoje um das cidades mais dinâmicas do Ceará. Além de ter se tornado um dos mais importantes centros de peregrinação religiosa do País, Juazeiro do Norte, dinamizou o artesanato artístico, utilitário e religioso como principal fonte de renda local.

No Museu do Horto, está seu corpo sepultado (foto). Lá milhares e milhares de promessas pagas, por graças alcançadas. Há pedaços de madeira com órgãos do corpo humano, miniaturas de casas, quepes militares, vestidos de noiva, troféus, medalhas e uma pafernália de fotos e ofertas de devotos e romeiros que acreditam nos milagres e transbordam de fé.

Em testamento, deixou sua fortuna para a Diocese do Crato e para os Salesianos.

Anúncios

Uma resposta para “Padre Cícero, ícone dos nordestinos

  1. amoporpradrecicero

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s