Dia Internacional da Biodiversidade

Dia 22 de Maio é Dia Internacional da Biodiversidade. Diversidade biológica, ou biodiversidade, refere-se à variedade de vida no planeta Terra. Inclui, a totalidade dos recursos vivos, biológicos, genéticos e seus componentes. A espécie humana depende da biodiversidade para a sua sobrevivência.

Atualmente, estima-se em 1,7 milhões o número de espécies identificadas. O número exato de espécies existentes sobre a Terra é ainda desconhecido, mas  varia entre 5 e 100 milhões.

A Biodiversidade é responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas e  possui, além de seu valor intrínseco, valor ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional, cultural, recreativo e estético. No entanto, as espécies vivas presentes sobre o nosso planeta sofrem ameaças. As perdas tocam particularmente as florestas tropicais onde vivem 50 a 60% das espécies identificadas, assim como os rios e os lagos, os desertos e as florestas temperadas, as montanhas e as ilhas.

De acordo com as estimativas mais recentes, tendo em conta as taxas atuais de desmatamentos, assistiremos ao desaparecimento de 2 a 8% das espécies vivas do nosso planeta nos próximos 25 anos. Por isso a importância da preservação ambiental. É importante salvaguardar o planeta para as futuras gerações.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s