Turismo internacional no Brasil e em João Pessoa. É pra comemorar?

Navegando por aí fiquei animada com a notícia de que o Brasil alcançou o 7ª posição no ranking de eventos de negócios internacionais e que João Pessoa estava entre os 10 destinos que mais receberam eventos de negócios no País. Os dados eram creditados à International Congress and Convention Association – ICCA. Claro, fomos checar.

A lista divulgada pela ICCA contempla as cidades que cumprem as exigências da entidade (eventos itinerantes, com periodicidade fixa e no mínimo 50 participantes).

1º São Paulo/SP (75)
2º Rio de Janeiro/RJ (41)
3º  Foz do Iguaçu/PR, Porto Alegre/RS, Salvador/BA (13)
4º Brasília/DF (11)
5º Belo Horizonte/MG (10)
6º Florianópolis/SC, Recife/PE (7)
7º Campinas/SP, Fortaleza/CE (5)
8º Curitiba/PR, Manaus/AM (4)
9º Búzios/RJ, Ribeirão Preto/SP (3)
10º Águas de Lindóia/SP, Angra dos Reis/RJ, Aracajú/SE, Bento Gonçalves/RS, João Pessoa/PB, Ouro Preto/MG, Paraty/RJ, Santos/SP, São Luís/MA, São Pedro/SP (2)

Entre os Estados nordestinos ficamos à frente de Maceió, Natal, Olinda (1), mas se nos compararmos a Búzios, com menos de 30 mil habitantes, acho que o desempenho poderia ser melhor, né?

Já no turismo de lazer, o Brasil subiu de posição, mas ocupa apenas a 45ª posição no ranking dos países que oferecem os ambientes mais atraentes para o desenvolvimento da indústria de viagem e turismo no mundo. A informação é do relatório do Índice de Competitividade para Viagem e Turismo (ICVT) 2008, divulgado pelo World Economic Fórum. O ICVT avalia 130 países medindo os fatores e as políticas que viabilizam o desenvolvimento no segmento.

Veja a nossa posição em relação aos critérios avaliados.

3º em recursos naturais

14º em recursos culturais

37º em sustentabilidade social

92ª competitividade nos preços para turistas

Entre 87º e 116º Qualidade nos transportes
(ferrovias, qualidade das estradas, portos, transporte aéreo)

No quesito segurança, foi um vexame total. O Brasil ficou em 128º — na frente apenas do Paquistão e da Rússia!!! Só que a Rússia é o 10º mais visitado do mundo! Há ainda outros critérios, como saúde e saneamento…

E aí?  Devemos comemorar? Claro que sim,  mas sem nos acomodar achando que 2 eventos em João Pessoa é bom, certo? Principalmente agora. Afinal, não estamos contemplados na listinha de investimentos em infra-estrutura em prol da Copa do Mundo de 2014… Como sabemos, se o turismo está intrinsicamente ligado à questão de políticas públicas e infra-estrutura, conforme estipulado em alguns critérios acima, vamos ter que nos esforçar  ainda mais!

Anúncios

Uma resposta para “Turismo internacional no Brasil e em João Pessoa. É pra comemorar?

  1. Detalhe, a Russia esta entre os 10 primeiros receptores de turistas estrangeiros porque está próximos aos grandes mercados emissores (EUROPA e, atualmente, a CHINA), assim como o Mexico que é vizinho dos Americanos, isso conta a favor deles.
    Jamile

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s