Na X edição da Fenearte (realizada de 03 a 12 de julho) conhecemos Mestre Nuca, o criador dos Leões de terracota. Ele é um dos mais antigos e expressivos artistas populares de Tracunhaém/PE. Foi uma honra estar ao lado dele, reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco desde 2006.
Mestre Nuca desenvolveu os leões sentados e encaracolados em 1968. A ideia foi de sua mulher, a também artesã Maria Gomes da Silva, com quem se casou em 1960. A partir daí, Maria passou a auxiliar na produção do marido, marcada também pelas bonecas com cabelos cacheados e flores nas mãos, além de anjos e animais.
Atualmente, seus trabalhos estão presentes em antiquários, coleções particulares e espaços públicos, como o 1º Jardim da Avenida Boa Viagem, a Praça Tiradentes e os jardins do Sítio Burle Marx, no Rio de Janeiro (foto abaixo).
Hoje, Mestre Nuca se encontra impossibilitado de fazer suas esculturas devido a um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que paralisou todo lado esquerdo do seu corpo. Atualmente, seus filhos cuidam da produção da oficina do Mestre Nuca. Afinal, eles aprenderam a moldar o barro desde cedo e, assim, seguem a trajetória do pai fazendo leões, entre outras peças.
Pingback: Mestre Fida: referência em arte popular no Brasil « Babel das Artes
Favor informar-nos quando terão outras feiras de artesanato no Nordeste.
Atenciosamente,
Dilermando Corrêa.
Nova Lima – MG.
Atenciosamente,
Dilermando Corrêa.
Nova Lima – MG
Pingback: XII Fenearte: confira mestres já selecionados | Babel das Artes - Artesanato Brasileiro