Na Alameda dos Mestres, na X Fenearte em Olinda/PE, além dos leões de Tracunhaém de Mestre Nuca, fomos fisgados pelas cabeças de madeira de Mestre Fida. Na hora vieram à mente os “Moais”, esculturas gigantes da Ilha de Páscoa. Perguntamos ao Sr. Valfrido de Oliveira Cezar, o Mestre Fida, se elas o tinham inspirado. Ele disse que não, que fez as cabeças “da própria cabeça”, mas confessa que ficou emocionado quando conheceu as esculturas de pedra. Ele as viu em uma revista que ganhou de Janete Costa para que conferisse a “semelhança”. A arquiteta, falecida em 2008 — também foi homenageada na Fenearte por ser a maior divulgadora da arte popular brasileira.
Nós trouxemos algumas cabeças esculpidas em madeira por Mestre Fida para apreciação na Babel das Artes. Em futuro breve, iremos visitá-lo em Garanhuns/PE. Vamos buscar alguns exemplares do “Homem Catavento” sua principal obra. O artista popular conta que a inspiração para o ofício começou quando viu um catavento na casa de um amigo de seu pai. “Naquele momento comecei a me interessar pelo artesanato e até hoje faço esculturas em madeira. Desenvolvi meu dom trabalhando, há menos de 10 anos”, disse.
Para comprar as cabeças esculpidas por Mestre Fida e ter informações sobre o custo de frete, envie e-mail com seu CEP para babeldasartes@gmail.com. ESTOQUE 3 unidades.
isso é muitooo legall!
alô seu fida sou eu alex de zé bubu beleza
Oi, Alex, tudo bem? Se falarmos com Mestre Fida repassaremos o seu recado.
abs
Francisco e Sandra
BABEL DAS ARTES
ok.obg
alô gente,eu trabalhei com artesanato tambem e é muito bom valeu…