Preservação de patrimônio histórico garante prêmio do Iphan para João Pessoa

A capital da Paraíba abocanhou o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2009, promovido pelo Instituto de Patrimônio Histórico – Iphan, na categoria Apoio Institucional e/ou Financeiro. Ganhou uma título e R$ 20 mil pelo “Programa Integrado de Preservação do Patrimônio Cultural de João Pessoa”.

As ações inscritas foram pré-selecionadas por comissões do Iphan, compostas por representantes das diferentes áreas culturais. A partir disso, as ações selecionadas serão analisadas pela Comissão Nacional de Avaliação, formada pelo Presidente do Iphan e por representantes de instituições do Governo Federal e outras entidades ligadas à preservação do patrimônio cultural.


Veja outras categorias premiadas

Divulgação: foi escolhia a Thydêwá, de Alagoas, com a ação Índios On-Line – http://www.indiosonline.org.br.
Educação Patrimonial: vendeu a A Tríade – Patrimônio, Turismo, Educação, do Distrito Federal, com a ação Circuito Educativo BrasiliAthos.
Pesquisa e Inventário de Acervos: O pesquisador Nivaldo Vitorino, de São Paulo, com a ação Em Busca do Acervo Perdido.
Preservação de Bens Móveis e Imóveis: O Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Promotoria Estadual de Defesa do Patrimônio, com o projeto de Recuperação de Peças Sacras.
Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico: ganhou o arqueólogo e professor Pedro Ignácio Schmitz, do Rio Grande do Sul, pelo conjunto de sua obra, que abrange a teoria, a prática e o ensino da Arqueologia.
Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial: premiado o mestre Zé de Bibi, José Evangelista de Carvalho, de Pernambuco, com a ação Sítio Histórico do Cavalo-Marinho.

Os vencedores foram anunciados em julho, mas a cerimônia de entrega das premiações acontecerá no dia 14 de outubro de 2009, às 20h, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília.

O prêmio Rodrigo Melo Franco foi criado em 1987 em reconhecimento a ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro. Seu nome é uma homenagem ao primeiro dirigente da instituição.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s