Pesquisa revela que brasileiro quer resgatar “valores”

Em recente pesquisa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em que a questão era “O que deve mudar no Brasil para sua vida melhorar de verdade?” as respostas abrangem, segundo a percepcão do PNUD, valores. Entre os mais citaos estão respeito, justiça, paz, ausência de preconceito, humanidade, amor, honestidade, valor espiritual, responsabilidade e consciência.

Apesar de a consulta ter alcançado grupos bem diversos, os principais pontos levantados foram basicamente os mesmos. Nas questões objetivas respostam apontam para a solução de problemas como educação e violência. Sobre a violência, o que mais apareceu foram reclamações sobre a violência contra a pessoa — agressões, violência doméstica — em detrimento da violência contra a propriedade, como roubos e furtos. Assim, o PNUD, em seu próximo relatório (2010) deverá materializar o tema “valores” e educação e violência  terão destaque no relatório. A partir desse relatório será criada uma nova campanha.

A pesquisa feita com questão aberta — que permite que as pessoas escrevam a resposta que quiserem — é uma iniciativa inédita do PNUD. Em nenhum outro lugar do mundo, o tema do relatório nacional feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimetno foi decidido dessa forma.

Dentre os 500 mil que contribuíram com o projeto Brasil Ponto a Ponto estão moradores dos maiores municípios brasileiros e dos dez com menor IDH, estudantes dos ensinos fundamental e médio, além de pessoas que deixaram sua resposta registrada no site da campanha, dos clientes das empresas TIM (telefonia) e Natura (cosméticos) e de quem se manifestou pelos sites dos canais de televisão MTV (cabo) e Globo.

Fonte: Claudia Amaral


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s