Ops, 10 usinas nucleares serão construídas no Nordeste!

area-eletronuclearA Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, está desenvolvendo para a Eletronuclear um Sistema de Informação Geográfica que vai indicar os melhores locais para instalação da Central Nuclear do Nordeste. O objetivo é construir e botar em operação seis usinas nos próximos 10 anos.

Em um primeiro momento, serão construídas duas usinas nucleares na região Nordeste, possivelmente no mesmo lugar. Cada uma terá uma capacidade de geração de 1.000 megawatts (MW) de energia.

Quatro estados disputam as novas usinas: Bahia, Alagoas, Sergipe e Pernambuco, no entanto a Eletronuclear declarou interesse no litoral entre a Bahia e Pernambuco. Um escritório da empresa já foi instalado no Recife.

Othon Luiz Pinheiro da Silva, presidente da Eletronuclear, diz que a usina nuclear é como se fosse uma caldeira. “Mas ao invés de queimar combustível tradicional, queima o combustível nuclear, que tem a vantagem de não gerar gás carbônico”, observa. Para ele, o importante é garantir o fornecimento de energia elétrica com o menor impacto ambiental.

O valor estimado de todo o processo de implantação da Central Nuclear do Nordeste gira em torno de R$ 20 milhões. A primeira usina deve começar a ser construídas em 2019, e a segunda, em 2021.

Abaixo, mapa das usinas no mundo.

worldmap-usina-nuclear

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s