Iphan pesquisa sobre bonecos e mamulengo no Nordeste

Mamulengo, foto Andre Dib, Overmundo

Mamulengo, foto Andre Dib, Overmundo

O termo mamulengo deriva da expressão “mão molenga”, uma referência à mão que manipula os bonecos.
A arte de fabricação de bonecos e de apresentação do mamulengo ou Cassimiro Coco, no Nordeste está sendo pesquisada e registrada em depoimentos, fotos, vídeos e textos. O Projeto de Registro do Mamulengo como Patrimônio Cultural do Brasil é financiado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a partir de uma sugestão da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos (ABTB). O objetivo é resgatar a atividade artística dos bonequeiros, contribuir para a sua preservação e formar um registro histórico sobre os artistas em atividade.

A pesquisa começou em 2007 e está na fase final. Além do Ceará, há registros no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. O trabalho está previsto para ser concluído no próximo mês de outubro.

Um exemplo de como andam os números: de acordo com levantamento realizado na primeira fase da pesquisa, constatou-se que no Ceará havia 71 brincantes, mas alguns faleceram ou deixaram de brincar. Os pesquisadores encontraram apenas 13 artistas populares, que estão sendo entrevistados, fotografados e filmadas suas apresentações.

Saiba mais sobre Mamulengo aqui.

Anúncios

Uma resposta para “Iphan pesquisa sobre bonecos e mamulengo no Nordeste

  1. Oi pessoal,

    Acampanho vcs a um bom tempo e gosto muito do trabalho realizado. Também trabalho com criação e vendo várias peças minhas. Como quero me dedicar totalmente a isso resolvi criar um blog para divulgar e vender meu trabalho. Gostaria de pedir para vcs me ajudarem a divulgá-lo. O endereço é http://lojailustrada.blogspot.com.
    Obrigada desde já pela força.

    Beijo,
    Nádia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s