Triste Dia do Cerrado: um milhão de m² destruídos

cerrado brasileiro tem metade da área desmatada

cerrado brasileiro tem metade da área desmatada

Ontem, dia 11 de setembro, não foi possível comemorar o Dia do Cerrado. Ao ler o post do portal EcoDebate, soubemos que o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama admitiram que já foi destruída quase metade da área do bioma brasileiro. Uma extensão de quase 1 milhão de quilômetros quadrados de mata foi posta abaixo para fazer o carvão que abastece siderúrgicas, para cultura da soja ou para a pecuária.

O desmatamento atinge uma área próxima dos 120.000 km² — maior, por exemplo, do que o estado do Paraná com 199.314 km². A aparente aridez do cerrado “camufla” nossos recursos hídricos. O cerrado é a caixa d’água do Brasil: ali estão as nascentes dos principais rios das bacias Amazônica, da Prata e do São Francisco. Além destas três bacias hidrográficas, por debaixo do solo de vários Estados do cerrado está o Aquífero Guarani.

Há uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que solicita o reconhecimento do Cerrado, junto com a Caatinga, como patrimônio nacional. A PEC tramita há 14 anos no Congresso Nacional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s