Cadê a pegada de dinossauro que estava em Sousa?

pegadas-dinossauro-souzaO Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) retirou uma pedra com pegadas de dinossauros do Sítio Piau, zona rural do município de Sousa. A pedra estava no Vale dos Dinossaurosna região da Bacia do Rio do Peixe, no sertão paraibano. Ela foi retirada e seria doada à Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande.

A procuradora da República Lívia Maria de Sousa anulou a doação e recomendou que a pedra deve ser entregue ao museu existente no Monumento Natural Vale dos Dinossauros, em Sousa. A procuradora declarou que a extração causou prejuízo irreparável ao patrimônio cultural brasileiro, bem como à população de Sousa. Para ela, o patrimônio cultural existente em Sousa representa um instrumento de desenvolvimento dos municípios da região, incluindo as cidades vizinhas que apresentam alto índice de pobreza.

O MPF ainda deve instaurar procedimento administrativo para investigar responsabilidades pela dilapidação do patrimônio cultural do Vale dos Dinossauros, o que configura ato de improbidade administrativa.

Os sítios das pegadas de dinossauros da Bacia do Rio do Peixe, em Sousa, são reconhecidos como Monumento Natural Vale dos Dinossauros, pelo Decreto nº 23.832 de 27 de dezembro de 2002. Também existe procedimento administrativo para o Iphan tombar o Vale dos Dinossauros, mediante iniciativa do grupo de trabalho do Ministério Público Federal, para fins de posterior reconhecimento dos sítios paleontológicos existentes na Bacia do Rio do Peixe, pela Unesco, como patrimônio da humanidade.

Fonte: Defender

Anúncios

3 Respostas para “Cadê a pegada de dinossauro que estava em Sousa?

  1. o mais absurdo disso tudo é a condição do local para onde a tal pegada foi levada. simplesmente inadequado, sem planejamento e completamente amador. a imprensa deveria abrir os olhos e mostrar como essa ação não teve como básica a lógica da preservação do patrimônio histórico.

  2. O mais absurdo é ler um comentário tão ignorante. se soubesse a realidade do Sítio de onde as pegadas foram retiradas…A erosão do rio vem destruindo sistematicamente as pegadas! além disso, mais inadequado que o Vale dos Dinossauros em Sousa, completamente abandonado, não deve ser. Pior que um ignorante, é um ignorante com iniciativa…

  3. O ministerio publico deveria se importar mais com as crianças que andam de moto sem capacete pelas ruas de Sousa. E com o grande numero de acidentes com motos por lá. Mas terá coragem de enfrentar o problema ? Melhor cuidar dos dinossauros. Aparece na mídia !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s