Grafiteiros exigem reconhecimento e proteção legal

Em evento, grafiteiros chamam a atenção para o projeto de lei que regulamenta o grafite, em tramitação no Congresso Nacional Foto: Renato Araújo/ABr

Grafiteiros do Distrito Federal e de outras regiões do país estão reunidos em Ceilândia (DF) para participar do projeto 100 Muros Mil Cores, um evento que faz parte do 1º Encontro Brasileiro de Grafiteiros. 

Os grafiteiros querem, além de diferenciar a sua arte das simples pichações, o reconhecimento e o apoio ao Projeto de Lei 138/2008, que faz a distinção entre as duas formas de manifestação gráfica. Ele regulamenta, entre outras coisas, o grafite como uma manifestação artística que promove a inclusão social e prevê pena de prisão para o pichador. Com a regulamentação, o grafite pode ser exposto em qualquer lugar desde que autorizado pelo proprietário do imóvel que vai receber o grafite.

 “Grafite é uma arte e seu autor um artista, que passará a ter chance de ter até uma remuneração. A pichação é uma agressão ao patrimônio, uma agressão ambiental e como tal punível com crime que pode levar até um ano de prisão”, disse o deputado Geraldo Magela, autor do projeto.

Fonte: Agência Brasil

Anúncios

3 Respostas para “Grafiteiros exigem reconhecimento e proteção legal

  1. OBRIGADO PELA PARTICIPAÇAO DO EVENTO, PRECISAMOS DA DIVULGAÇAO PARA PODERMOS MODIFICAR A LEI.
    PAZZZZZZZZZZZZZZZZZZ

  2. Tomara que isso se torne nacional.

  3. Ol Javier, obrigado por participar do nosso blog! Um dos leitores deu uma dica e estamos preparando um post colaborativo para denunciar empresas que colam cartazes sobre os grafites. Se voc puder colaborar com uma denncia, envie fotos e indique o lugar fotografado. Se possvel, indique o nome do artista que foi prejudicado, ok?

    abs

    Francisco e Sandra BABEL DAS ARTES Feito a mo e exclusivo pra voc https://babeldasartes.wordpress.com/ Prmio TOP BLOG 2009 Melhor blog corporativo – CULTURA (55) 83 3226 5570 Mercado de Artesanato, loja 3 Joo Pessoa, PB, Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s