I Conferência de Comunicação – etapa Paraíba

Estamos participando de um momento histórico. Estamos credenciados na etapa estadual da primeira Conferência de Comunicação do Brasil. O tema que norteia o debate é  “Comunicação: Meios para a construção de direitos e de cidadania na Era Digital”. 

O evento começou ontem e está sendo realizado na Fiep, no centro de João Pessoa. Hoje é dia de eleger os representantes da Paraíba (denominados delegados) dispostos a defender as propostas aprovadas neste evento na Conferência Nacional de Comunicação.

São três eixos temáticos nos debates: “Produção de conteúdo”, “Cidadania: direitos e deveres” e “Meios de distribuição”. No grupo onde participamos — Produção de Conteúdo — a maior regionalização do conteúdo e a democratização do acesso à banda larga foram as questões que geraram mais propostas.

Tem só um detalhe, no mínimo, frustrante: a Paraíba tem direito a apenas 16 representantes da sociedade civil, além de 4 do poder público e 16 representantes do setor das comunicações (empresários). Acho que o “equilíbrio” da balança pode desequilibrar o atendimento das reinvindicações e demandas sociais a respeito. Por exemplo, teve empresário que votou contra a internet grátis! Mas, enfim, estamos fazendo história porque, pelo menos, a comunicação no Brasil está sendo discutida. É um bom começo.

A Conferência Nacional de Comunicação será realizada de 14 a 17 de dezembro de 2009 em Brasília. Mais informações no site oficial. www.confecom.gov.br

Uma resposta para “I Conferência de Comunicação – etapa Paraíba

  1. Pingback: Para entender a 1ª Conferência de Comunicação « Babel das Artes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s