Sincretismo religioso se manifesta hoje em praia de João Pessoa/PB

N. Sra. Conceição (Migliaccio)

Hoje (8/12) é dia da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, mãe de Deus, padroeira de dez Paróquias da Arquidiocese da Paraíba.

Para os umbandistas, Nossa Senhora da Conceição é Iemanjá, a deusa das águas — considerada mãe do universo. O dia “oficial” de Iemanjá é em 2 de fevereiro, mas em João Pessoa os adeptos das religiões afro-descendentes fazem caminhadas em devoção à Iemanjá no dia da santa católica. O evento começa à tarde e culmina com homenagens na praia de Tambaú, em frente ao busto de Tamandaré. A festa é realizada há 41 anos na capital. Até 1964 o ritual era proibido e realizado às escondidas, na mata, longe do mar.

Iemanjá

Identificada com a água do mar, Iemanjá ocupa um lugar especial por ser considerada a matriz geradora de quase todos os orixás, sendo portanto símbolo da maternidade e procriação. Iemanjá chegou à América durante o período da escravidão. Cruzou o Atlântico com os africanos iorubás que, mesmo escravizados e oprimidos, conseguiram manter viva até hoje sua cultura e religiosidade na América.

Fotos Iemanjá: Selo do Uruguai emitido em 29/01/2003, “Iemanjá” e selo do Brasil emitido em 21/08/1982, que compreende uma série de 3 selos postais “Indumentárias de Orixás” (tem também Xangô e Oxumaré)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s