Calendário de festividades em janeiro de 2010

Janeiro, 1
Ano Novo / Dia Mundial da Paz – Em todo o país
A comemoração da passagem do ano é feita em todo Brasil onde milhares de pessoas vão à orla marítima, usam roupas brancos como símbolo de paz e oferecem suas preces à Iemanjá, rainha do mar. Há queima de fogos nas principais praias e uma religiosa nas principais cidades com missa solene pela passagem do ano.

Janeiro, 1
Procissão Marítima de Ano Novo – Angra dos Reis – RJ
Originariamente criada em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, essa festa transformou-se em uma grande procissão de barcos onde a tônica é a descontração e o carnaval.

Janeiro, 1
Festa de Bom Jesus dos Navegantes – Aracaju – SE
A mais famosa procissão do Estado percorre todo o rio Sergipe, seguida de grande número de embarcações. Fogos de artifício e bandas de música alegram a festa.

Janeiro, 1 a 8
Festa do Bom Jesus dos Navegantes – Maceió – AL
Grande Procissão de Alagoas, realizada às margens do rio São Francisco que, depois de percorre-lo no trecho alagoano, toma conta das principais ruas de Penedo, (cidade histórica). A apresentação de grupos folclóricos e corais enriquecem as festividades em honra ao Bom Jesus dos Navegantes.

Janeiro, 1 a 6
Festa dos Santos Reis – Carpina – PE
Carpina está situada a 54 km de Recife. Durante o dia, a feira de produtos e comidas típicas movimenta a cidade. À noite, diversos grupos folclóricos apresentam Bumba-meu-Boi, Cavalo-Marinho, Pastoris e Marujadas.

Janeiro, 1 a 8
Festa do Bom Jesus dos Navegantes – Maceió – AL
Grande Procissão de Alagoas, realizada às margens do rio São Francisco, que depois de percorrê-lo no trecho alagoano, toma conta das principais ruas de Penedo, (cidade histórica). A apresentação de grupos folclóricos e corais enriquecem as festividades em honra ao Bom Jesus dos Navegantes.

Janeiro, 1 a 15
Encontro Cultural de Laranjeiras – Laranjeiras – SE
As igrejas e os ricos casarões testemunham a historia e a riqueza que a cidade já viveu. Situada a 22 km de Aracaju, seu “encontro” pretende divulgar a cultura popular do povo sergipano. Apresentação de grupos folclóricos, promoção de cursos, debates e palestras, além de exposições de artesanato, transformam Laranjeiras em um grande centro cultural.

Janeiro, 1 a 31 (data móvel)
Festa de São Gonçalo – Itapissuma – PE
Numa procissão terrestre denominada Levada, a imagem do santo é transportada da Igreja Matriz de Itapissuma para a Igreja de Nossa Senhora das Dores, em Igarassu. Uma semana depois, acontece a procissão marítimo-fluvial, a Buscada, que traz a imagem do santo de volta para Itapissuma. Acontece em janeiro, sempre num domingo, com a participação de dezenas de barcos de pescadores.

Janeiro, 3 a 6
Festa de Reis ou Festa da Lapinha – Salvador – BA
Festa de origem portuguesa, simbolizando a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. A programação é composta de celebração de missas, visitação ao presépio no interior da Igreja da Lapinha e apresentação de ternos de reis e ranchos.

Janeiro, 5 a 14
Festa do Bonfim – Salvador – BA
Lavagem das escadarias da Basílica do Bonfim, com a participação de baianas tipicamente vestidas, que chegam em cortejo, na quinta-feira que antecede o domingo do encerramento. O cortejo das baianas parte da Basílica da Conceição da Praia, no bairro do Comércio, em direção à colina do Bonfim.

Janeiro, 12 a 21
Festa Pomerana – Pomerode – SC
O evento chama atenção pela quantidade de atividades, destacando-se os grupos folclóricos de danças, bailes com bandinhas, concursos de licores, geléias, doces e salgados e a oferta da variada gastronomia alemã. Paralelamente, competições típicas alemãs; a feira industrial, comercial e artesanal; exposição de gado leiteiro e torneio leiteiro.

Janeiro, 17 a 20
Festa de São Sebastião (O Vinte de Xapuri)  – Xapuri – AC
A primeira procissão de São Sebastião foi realizada, em 1902, à época do conflito armado entre as tropas bolivianas e seringueiros do Acre. O santo, considerado protetor das guerras e pestes foi invocado para conforto espiritual, tornando-se padroeiro do município. Desde então, há a festa em sua homenagem, com procissão, leilões, feira de artesanato e comidas típicas.

Janeiro, 20
Festa de São Sebastião – Serra – ES
Comemorada há mais de 200 anos, foi incorporada à história do Espírito Santo. Festa religiosa e profana, contém a procissão dos navegantes pelo rio Reis Magos até mar aberto, em seus barcos enfeitados, que trazem o mastro do navio e são recebidos pelas Bandas de Congo que, juntos, partem para a fincada. O mastro é transportado juntamente com o navio de São Sebastião puxado por fiéis até a Igreja dos Reis Magos, onde o mastro é “fincado” com a bandeira do Santo ao som das Bandas de Congo.

24 de Janeiro a 2 de Fevereiro
Festa do Senhor dos Passos – Lençóis – BA
O culto ao Senhor dos Passos, padroeiro e representado como o caboclo da mina na religião afro (sincretismo), inicia-se no dia 24 quando os adeptos lavam as escadarias da igreja. Entre os dias 23 e 01, a cidade é acordada por uma alvorada de fogos, seguida de apresentações artísticas e folclóricas e é celebrada novena. No último dia é rezada missa seguida de procissão.

24 de Janeiro a 2 de Fevereiro,
Festa de Nossa Senhora da Purificação – Santo Amaro da Purificação – BA
Antiga festa, precedida de novena, havendo também alvorada de fogos, lavagem do adro da igreja e no último domingo de janeiro missa solene e Procissão. No sábado anterior à lavagem, o trem do Grupo Ecológico Germes parte da estação ferroviária da Calçada, em Salvador, com destino a Santo Amaro.

27 de Janeiro a 4 de Fevereiro,
Rodeio Crioulo Internacional – Vacaria – RS
Promovido pelo Centro de Tradições Gaúchas Porteira do Rio Grande, mostra as lides campeiras com apresentação de concursos de laço, gineteada e outras apresentações que refletem a autenticidade das festas do folclore gaúcho.

Janeiro, 15 a 31
Lavagem de Itapuã – Salvador – BA
Um cortejo composto de baianas, blocos carnavalescos e afoxés parte de Piatã em direção à igreja de Nossa Senhora da Conceição, na praça Dorival Caymmi, no bairro de Itapuã. Neste local é realizada a lavagem das escadarias do templo, com a participação do povo.

Janeiro, 25 a 31
Festa do Bom Jesus dos Navegantes – Propriá – SE
Grande procissão fluvial, às margens do rio São Francisco, que percorre em seguida as principais ruas da cidade. Apresentação de grupos folclóricos, corais e painéis sobre a cultura nordestina enriquecem as festividades.

Fonte: Identidade Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s