Samba enredo corporativo: o marketing na maior festa da cultura popular

Sambódromo RJ - samba enrede é mídia para marcas

Há muito tempo os desfiles agregaram o Samba Corporativo para abocanhar recursos e levantar grandes marcas na avenida. Quem não gosta de samba, bom marqueteiro não é!

Sabemos que os regulamentos da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) e da Liga das Escolas de Samba de São Paulo (LigaSP) proíbem qualquer merchandising explícito em alegorias, fantasias e até nas roupas dos pessoal de apoio e organização. Mas uma salpicada em um samba aqui e acolá já garante um bom recall.

Com o apoio da marca de computadores Positivo, este ano a carioca Portela fala de inclusão social por meio de inclusão digital — e com pitaco no enredo, claro. O refrão “faz da criança inspiração, pro futuro da nação” virou “faz da criança um cidadão, positivo pra nação”. A Rosas de Ouro não teve tanta sorte. Por imposição da Rede Globo teve que mudar o enredo o “Cacau é Show” (marca com 750 franquias) para “Cacau: Um grão precioso que virou chocolate sem dúvida se transformou no melhor presente!”. A palavra “chegou”, por sua vez, vai substituir o “show” no refrão da agremiação. Sutileza é a palavra-chave!

Era melhor ir na onda da Grande Rio que garantiu apoio e “discretamente” homenageou, em 2008, o “gás ecologicamente correto” da Refinaria de Urucu, na cidade de Coari, no Amazonas. Em 2005, a escola já tinha escancarado o apoio da Nestlé entrando na avenida com o enredo “Alimentar o corpo e alma faz bem” cantou frases como “Moça, o teu doce é saboroso” e “Lá em nosso ninho tem sabor especial”. A Rede Globo brecou e interditou os carros com as latas gigantes que iam passar na avenida.

Este ano, como a Grande Rio homenageia o próprio Sambódromo, há rumores de que a Brahma pegou carona e estimulou a escola a destacar a “criação” do conceito “camarote” na avenida para fazer apologia ao slogan Número 1. Ooooops…. mas o patrocinador oficial não é a outra marca, a Schin? É como diz o refrão: “não me leve a mal, hoje é Carnaval”.

Fonte: Meio e Mensagem Foto: Flickr/Selusava

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s