Documentário “Lixo Extraordinário” com Vik Muniz é prêmiado em Berlim

Vik Muniz - foto BR Press

O documentário “Lixo extraordinário” (“Waste land”) acaba de ganhar dois prêmios no Festival de Cinema de Berlim (a Berlinale): um de audiência e outro da organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional (AI).

Com direção conjunta dos cineastas João Jardim e Karen Harley e da documentarista inglesa Lucy Walker, e produção executiva de Fernando Meirelles, “Lixo Extraordinário” foi filmado entre os anos de 2007 e 2009 e mostra trajetória do lixo dispensado no maior aterro sanitário da América Latina, em Duque de Caxias (RJ), até ser transformado em arte pelas mãos do artista plástico Vik Muniz e seguir para exposições internacionais.

Vik Muniz fotografou as pessoas que ganham a vida catando materiais recicláveis e com a ajuda delas criou versões gigantescas de pinturas famosas, como “JL David A Morte de Marat”, JF Millet “O Semeador”, P. Picasso ‘s “Mulheres engomar” ou Atlas Il Guercino’s “.
As fotos resultaram na série “Imagens do Lixo” (2008) e a maior parte da dinheiro arrecadação com o leilão das obras foi revertido para a cooperativa de catadores do Jardim Gramacho, onde fica o aterro.

Marat (Sebastião) foi leiloada por mais de R$ 77 mil

Outros post sobre Vic Muniz aqui e aqui

8 Respostas para “Documentário “Lixo Extraordinário” com Vik Muniz é prêmiado em Berlim

  1. O documentario é perfeito, um exemplo que sempre podemos mais quando saimos do “olhar cotidiano”, quando nos desprendemos do que é exato. Prova de que a conformidade diaria nos impede de ver o que e belo até mesmo num lixão, une o belo é antes de tudo as pessoas transformando restos em vida, em arte. PARABÉNS!!!

  2. Angela Cristina Borges Magalhães

    Estou doida para assistir o documentário. Como faço para assistir.

  3. Olá Angela, Waste Land – Lixo Extraordinário venceu o prêmio de melhor documentário internacional no Festival de Sundance em 2010, mas ainda não entrou no circuito comercial. A promessa é que apareça nos cinemas ainda este semestre. Nós também estamos na expectativa. Abs e obrigado por participar do blog. Visite o novo em http://www.babeldasartes.com.br

  4. Prezados,

    Sabem onde posso arrumar o contato do artista plástico Vik Muniz?

    Atuo com projetos de fotografia ambientais na área de meio ambiente – Atualmente na exposição Lixo: Olhar , Pensar e Mudar Patrocinado pela Universidade Estácio de Sá realizado em Jardim Gramacho

    Formado em gestão ambiental e Analista de Recusros Naturais e iniciando pós em Engenharia ambiental e MBA em QSMS

    Gustavo Rocha
    http://www.grfotodesign.com.br
    21 97382674

  5. Olá Gustavo, tente entrar em contato com ele via site oficial http://www.vikmuniz.net/
    Depois conte pra gente se vc conseguiu, ok?
    abs, Sandra, BABEL DAS ARTES

  6. Este documentario e maravilhoso…
    O trabalho que el faz com esse catadores, a oportunidade de aprender algo novo…..perfeito…..
    Parabens ao Vik Muniz.

  7. Por favor, continuo procurando o contato para Vik Muniz, já que o ” oficial” vikmuniz.net nao está sendo possível. Quem estiver podendo auxiliar, sou grato marcio

  8. …Uma aula de cinema e um soco no peito da classezinha que se acha melhor que essa gente tão” fedorenta” Os catadores,através da oportunidade única promovida pela iniciativa do Vik Muniz, revelam a grandiosidade dos seres humanos,principalmente dos que não tiveram chance de subir na vida nem de se eleger político! A cena do Tião contando que começou a entender a dinâmica da sociedade autoritária quando encontrou um exemplar de O Príncipe de Maquiavel no meio do lixo, é definitiva! E a “correção” no Jô Soares, “não somos catadores de lixo, somos catadores de material reciclável” deu nos dedos! Isso sim é um grande filme!
    Concerteza 🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s