Hoje é Dia Nacional do Turismo

Alavancar o Turismo é uma das estratégias para o crescimento do Brasil. Trata-se de uma atividade que movimenta a economia gerando recursos e também é uma forma de preservar o Patrimônio Cultural de uma região, embora nem sempre se faça este aproveitamento de forma conveniente.

O centro de João Pessoa-PB é um exemplo. Com casario e ruas tombadas como Patrimônio Histórico passa por revitalização. Ainda assim há vários casarões que estão sem telhado, o que demonstra uma forma repugnante que os donos destes imóveis encontraram de comprometer as estruturas e acelar o processo de destruição do bem. O objetivo é que a casa caia e assim, possam vender o terreno. Providências poderiam ser tomadas a respeito, já que existe lei para denunciar isso e, sem este casario preservado, a função cultural e social do Patrimônio, incluindo o turismo, ficam comprometidas.

Como fazer turismo de uma maneira sustentável é a grande pergunta do momento em vários lugares do mundo. Até porque quando abordamos o turismo cultural e ecológico os recursos, sabemos, necessitam de investimento em preservação. Acreditamos que o Dia Nacional do Turismo pode ser usado para refletir sobre esta questão.

A Arte Popular também ganha com o desenvolvimento do Turismo. A Babel das Artes, que está no Mercado de Artesanato (lugar mais visitado pelos turistas (pesquisa 2010 Fecomércio), contribui neste sentido porque promove o trabalho de cooperativas e associações de artesãos e dos artistas locais, destacando as peculiaridades da  cultura local.

Para completar, é interessante saber que existem vários tipos de turismo. As informações foram garimpadas em estudos realizados na Espanha, onde o fluxo de turistas é de mais de 50 milhões de visitantes estrangeiros/ano. No Brasil, um país infinitamente maior do que a Espanha, este número está em pouco mais de 5 milhões/ano.

Sol e praia: é um dos tipos de Turismo mais explorados no Brasil, sobretudo no Nordeste uma região onde o sol marca presença o ano inteiro (abaixo, litoral de João Pessoa, foto de Gilberto Stuckert

Litoral de João Pessoa/PB

Ecoturismo: o Brasil investe neste tipo de turismo sobretudo pela vocação. Aqui temos potencial para sermos o primeiro destino do mundo: meio-ambiente propício para prática de todos os esportes, incluindo os náuticos.

Turismo cultural: não é um destino único, envolve outros destinos. João Pessoa, por exemplo, agrega turismo de sol e mar e cultural visto que sua área urbana central foi tombada como Patrimônio. O interior da Paraíba também tem destinos com este foco em função de suas manifestações culturais como o Maior São João do Mundo, Festa do Bode Rei, Roteiros do Frio (serras), Roteiros Civilização do Açúcar (visitas a engenhos e festivais de gastronomia com cachaça e rapadura), Festival de Cinema (Cineport e Aruanda), sítios arqueológicos como a Pedra do Ingá ou as pegadas de dinossauros, em Souza.

Turismo de negócios: Este tipo de turismo envolve visitantes que permanecem por curto período (normalmente para reuniões de trabalho). Este tipo de turista tem muito impacto na economia local pela alta capacidade de consumo do visitante. Nesta categoria também estão os turistas de feiras de negócios e de congressos científicos ou profissionais e os turistas que viajam como incentivo ou prêmio de empresas em que trabalham. Abaixo foto de Samuel G*zé.

Projeto Oscar Niemeyer - João Pessoa, PB

Estação das Artes e das Ciências Cabo Branc, João Pessoa-PB

Há também outros tipos de turismo: Turismo religioso, Turismo rural, Turismo de saúde e bem-estar, Turismo de terceira idade, Turismo de cruzeiros e ainda o turismo de parques temáticos como o Hopi Hari em São Paulo ou a Disney nos EUA.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s