Novidade na vitrine: carteiras de juta

Juta é um tipo de fibra natural. É a segunda importante fibra vegetal depois de algodão. Antes usada apenas nas sacarias para alimentos e cordas, a juta ganhou espaço na produção de peças decorativos graças ao apelo ecológico (é biodegradável e de cultura fácil — não exige a utilização de agrotóxicos ou fertilizantes).

A designer Raquel foi além e inventiu em desenvolver acessórios de moda com o tecido. O resultado são lindas e práticas carteiras de mão, feitas sob encomenda com tecido natural ou tingido e diversos acabamentos como flor de couro sintético, botão de metal dourado etc. Todas tem forro acetinado e fechamento com botões magnéticos. Veja mais no Catálogo Babel das Artes.

A juta (Corchorus capsularis) é uma fibra têxtil vegetal que nasce em zona tropical. O principal componete da juta é a celulose, sob a forma de linho-celulose. Segundo o Wikipedia, até os anos 30 o Brasil dependia exclusivamente da Juta importada da Índia. Introduzida no Brasil por Ryota Oyama,  a cultura foi feita inicialmente por japoneses, na qual foi criada a variedade designada “Oyama”, foi difundida e plantada na região e chegou a representar 30% da economia do Estado do Pará, na região Norte do Brasil.

babeldasartes@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s