Museus para a harmonia social

Criado em 1977 pelo Comitê Internacional de Museus (ICOM), o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, é a oportunidade que as instituições têm, em todo mundo, para sensibilizar o público sobre a importância dos museus na sociedade.

Este ano, o tema que norteará a reflexão será “Museus para a harmonia social”. A temática destaca o papel do museu como uma instituição conectada ao mundo contemporâneo e interessada na vida social, política e econômica da sociedade e stimula ainda a discussão, a reflexão e a prática do respeito e da valorização das diversidades e diferenças.

Veja algumas atividades bacanas que garimpamos para 8º Semana Nacional do Museu, realizada pelo MinC:

No Recife, o Instituto Cultural Banco Real receberá 72 trabalhos de artistas pernambucanos. A Católica de Pernambuco realiza, entre outras oficinas, aula de Pintura Rupestre. O Museu Regional de Olinda contará com uma exposição que vai recompor o cotidiano e a vida social e política da sociedade em 1700. Em Natal, RN, tem oficinas de paleontologia para crianças como “Brincando com os Fósseis” e palestras sobre Mamíferos Fósseis do Estado.

Museu da Favela - MUF, no Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, as centenas de lajes dos morros do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, que formam uma imensa rede de pequenos terraços típicos de favelas de encostas cariocas com vistas para o mar, estão sendo palcos de diversos eventos culturais. Museu de Favela também pretende realizar o  FESTMUF anualmente,  até 2013, quando a Cidade do Rio sediará a 23ª. Conferência Internacional de Museus – ICOM, sobre o tema ”Museus (memória criatividade = transformação social)”.

Veja programação completa da 8ª Semana Nacional de Museus no site do Ibram.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s