Abaixo, reprodução do e-mail recebido e publicado aqui a pedido de um leitor do blog.
“Oi, acompanho o seu blog e gostaria de informar que a Fenearte Recife já fez a seleção de artesãos que participarão da feira deste ano, deixando muitos artesãos de Pernambuco e de outros Estados de fora da feira, dando lugar para o dito “Artesanato Internacional”, que na verdade são — na grande maioria — empresários que fazem feiras pelo Brasil comercializando produtos comprados na Rua 25 de Março em São Paulo.
Um exemplo é o estande da República Tcheca que comercializa bijuterias industrializadas vindas da China e o estande da Alemanha que vende produtos de utilidade doméstica industrializados. Qual será o critério de escolha da Fenearte já que o que é INDUSTRIALIZADO NÃO É ARTESANATO?
Em plena época de eleições é realmente uma vergonha para o Estado de Pernambuco, deixar de fora artesãos que passaram o ano todo produzindo e aguardando a feira.
Ajude os artesãos que ficaram de fora divulgando essa informação, pedindo para o público que visita a Feneart que não compre produtos industrializados, que valorizem o artesanato brasileiro que é maravilhoso. Obrigado!”
Marcilio – marcilio212010@hotmail.com
olá, boa noite.
Concordo com os seus argumentos referentes aos “artesanatos”, que se dizem artesanato e tomam espaço da verdadeira arte feita à mão. Acho que os artesãos devem estar cada vez mas organizados. Gostaria de saber mas informaçoes referente ao tema.
Vamos boicotar produtos chineses! Em todo o mundo ja existe um movimento de conscientizacao do risco que as industrias locais correm ao perder mercado para produtos baratos e de ma qualidade feitos na China por operarios trabalhando em situacoes sub-humanas. Informe-se e passe isso adiante! Vamos proteger o Brasil para que nao aconteca com a nossa manufatura o que aconteceu com a Europa!
Tem razão!
Abs, Francisco e Sandra
BABEL DAS ARTES