Renda irlandesa de Sergipe é Patrimônio Cultural

renda-irlandesaO modo de fazer a renda irlandesa, tendo como referência as peças produzidas pelas artesãs do município de Divina Pastora/SE, foi incluído no Livro de Registro dos Saberes e reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A renda irlandesa produzida pelas mulheres de Divina Pastora, bem como em outros municípios de Sergipe, é classificada como do tipo “renda de agulha”. No processo de registro estão listadas duas dezenas de pontos apresentados em mostruário, os quais são nomeados com base na analogia a animais e vegetais que integram o universo das rendeiras, como por exemplo, pé-de-galinha, espinha-de-peixe, aranha, casinha-de-abelha e abacaxi.renda-irlandesa1

A Associação para o Desenvolvimento da Renda de Divina Pastora (Asderen) foi fundada em 2000 com o apoio do Programa Artesanato Solidário e reúne atualmente 87 integrantes. Os pesquisadores, com a colaboração da associação, catalogaram 122 rendeiras entre associadas e não-associadas em Divina Pastora e em outras sete localidades.

Fonte:  ascom – Iphan

115 Respostas para “Renda irlandesa de Sergipe é Patrimônio Cultural

  1. MARIANGELA FELIX

    Gostaria de aprender a fazer a Renda Irlandesa. Como e onde posso procurar aprender?

  2. Mariângela,
    segundo nota oficial no site da prefeitura de Aracaju, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) dá cursos de renda irlandesa. Este e outros cursos são ministrados em parceria com Organizações Não Governamentais (ONG´s) e outras institições, como o Instituto G. Barbosa, Senac, Sebrae, Fapese e também órgãos da própria administração municipal.Dentro do Programa Inclusão Produtiva. Mais informações pelo telefone (79) 3218-7800.
    Obrigado pelo contato,
    Francisco e Sandra
    BABEL DAS ARTES

  3. Gostaria d aprender a fazer a renda irlandesa, mais moro em Ji-Paraná que fica no interior do estado de Rondonia existe algum orgão que ministre esse tipo de curso nessa região?
    me informem por favor.

    Obrigada.

  4. Olá Elinete, a técnica da renda irlandesa estava quase extinta. O Sebrae de Sergipe tem feito o trabalho de recuperação e pouco a pouco está capacitando mulheres junto com a Prefeitura de Aracaju. O tombamento do modo de fazer pelo Iphan é exatamente para isso. Para que mais gente aprenda a técnica. Acreditamos que, por enquanto, haja apenas cursos naquela região. Sugerimos que você entre em contato com o Sebrae de Rondônia e solicite um intercâmbio entre artistas e artesãos de Sergipe. Central de Relacionamento do Sebrae de Rondônia: 0800-570 0800

  5. Sou professora de História e gostaria de visitar a ASDEREN, juntamente com meus alunos. Como poderei entrar em contato com esta associação em Divina Pastora?

  6. Para entrar em contato com a Asderen Associação em Divina Pastora/SE: (79) 3271-1306, 9929-4031 e 8122-0174
    Informações podem ser encontradas também no Sebrae/SE – (79) 2106-7700

  7. gostaria de obter informaçoes para comprar as rendas via inernet, ou correio….
    obrigada

  8. Tenho muita vontade de aprender a fazer renda irlandesa. Moro em Salvador/Ba , e gostaria de saber se aqui há algum lugar onde possa fazer o curso. Aguardo retorno.

    Grata,
    Maria Lúcia

  9. Rosilda Rossi Zeferino

    Gostaria de saber como devo proceder para adquirir peças de renda irlandeza. Aguardo resposta e, desde já, agradeço.

  10. Olá,
    Moro em São Paulo/capital, e estou tentando encontrar o cordão ou lacê de seda para confeccionar renda irlandesa, mas por aqui não consigo encontrar. Vcs podem me ajudar com algum nome de fabricante? Se tiver o contato desde já agradeço.

  11. Ola, moro Santa Catarina mas gostaria de aprender a fazer a renda Irlandesa.

  12. MARIA DAS GRAÇAS MENDONCA

    Sou artesã e tenho grande preocupação que as técnicas de bordados como o richelieu a mão e a máquina Singer comum, renascença e o labirinto se percam e fiquemos sem memória, sem história. Gostaria de oferecer cursos destas técnicas à distância.

  13. Elisabete da Silveira

    Gostaria de comprar a fita lacê e não encontro, gostaria de um endereço para fazer via internet.
    Obrigada

  14. marcia lessa gaspar

    Senhores,
    Nos dias 1 a 5 de julho teremos a megaartesanal em São Paulo. Gostaria de saber se estas artesãs e seus trabalhos estarão representados neste magnifico evento, onde todos os artesanatos do país se reunem. É uma grande oportunidade de aprender tão lindo e delicado trabalho!
    Abraços e aguardo retorno! Márcia.

  15. MARIA DAS GRAÇAS MENDONÇA

    Por favor, preciso me informar onde encontrar lacê de seda para confeccionar Renda Irlandesa. Entrar em contato por e-mail.
    Maria das Graças

  16. Por favor, alguém sabe se há cursos de renda renascença ,bilro e irlandesa em São paulo? Obrigada desde já!

  17. Ana Maria Sbrogio

    Moro em São Paulo e gostaria de saber onde posso encontrar cursos
    de bilros, renascença e irlandesa
    pois quero aprender. se tiver apostilas,dvd ou revistas que ensine.
    gostaria de adiquirir se posivel.
    aguardo resposta . grata pela atenção.

  18. Olá Ana, obrigado pelo contato!
    Não conseguimos encontrar cursos em São Paulo. Creio que o Sebrae/SP pode ajudar porque tem contato com artesãos de todo o Brasil. Também foi divulgado aqui, entre as respostas, o curso de bordado em DVD de uma leitora do blog. Entre em contato com ela, ok? abs.
    Francisco e Sandra

  19. muito obrigada pelas informaçoes sobre renda renascença e irlandesa.adorei os contatos. até breve gisela

  20. MARIA DAS GRAÇAS MENDONÇA eu gostaria de aprender tudo que vc está se propondo,eu moro em sp capital meu e-mail é gislainesp@msn.com.entre em contato comigo por favor

  21. Onde vende renda irlandesa em SP:
    “temos os produtos em Renda Irlandesa para venda
    em parceria com a nossa equipe de rendeiras em Sergipe”.
    Estamos localizados na Rua Bela Cintra, nº 35- Cerqueira Cesar

  22. Cristina Santos

    Olá…outro dia assisti uma matéria na TV sobre um tipo de renda que está sendo muito solicitada para a confecção de vestidos de noiva, acho que era em São Cristóvão. Por favor, se tiver alguma informação, gostaria muito de saber, pois não tenho o contato. Obrigada

  23. Olá Cristina, acho que é mesmo a renda irlandesa. Na Fenearte, fui ao estande de Sergipe e me disseram que estão capacitando associações em Laranjeiras e que já há um grupo de mulheres fazendo a renda em São Cristóvão. A pessoa que me deu informação comentou da demanda por vestidos de noiva, que demanda muito trabalho em equipe e são meses para fazer a peça.

  24. marlene santos cidreira

    Gostaria de saber como comprar em Aracaju/Se a renda Irlandesa.

  25. ola sou de goias….alguem tem alguma informação
    se existe algum dvd que ensine essa tecnica ???

  26. Patrícia SIlva Pinto

    Gostaria de saber se o pessoal produz peçasem renda para trabalhos com bijuterias.

  27. Maria Jose Machado

    Olá Maria das Graças! Tenho interesse nas aulas que você propõe. Meu e-mail é zeze_machado@yahoo.com.br
    Por favor, entre em contato ! Abraços!

  28. Maria guilhermina de medeiros durte pinto leferrv.

    é muin beurifoll essas rendas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  29. ana cristina silva

    Olá gostaria muito de aprender a borda a renascence,como faço p achar o curso aqui em sp?por favor aqurdo um contato okno@bol.com.br.

  30. Olá!!!
    Moro no Sul e estive em Fortaleza. Amei os bordados e gostaria muito de aprender bordar labirinto. Se puder me ajudar aguardo contato
    lia_zini@hotmail.com

  31. gostaria muito de aprender fazer renda irlandesa,como terapia e fonte de renda. Fico sozinha o dia inteiro por isso preciso realizar meu sonho .onde devo localizar apostila que possa me ensimar . muito obrigado , beijos

  32. sao lindos os trabalho de rendas irlandesa gostaria de aprender,onde posso encontrar sobre estes trabalho

  33. MARIA DAS GRAÇAS poderia me fornecer maiores informações à respeito do Curso??Moro em Salvador/BA e gostaria muito de aprender a bordar rechilieu a máquina ou a mão, mas aqui é muito difícil de encontrar. Quem souber me avisa.

  34. Maria das Graças gostaria de aprender muito esses tipos de renda tão lindas..como faço para fazer os cursos…aguardo retorno. Ah! Sou de SSa-BA

  35. gostaria de ver mas trabalho assim como toalha de mesa e colcha e valor pois tenho interesse em negociar

  36. Gostaria de saber se voces dão algum curso de renda irlandeza atravex da tv e apostilhas

  37. Sei fazer alguns artesanatos e gostaria de aprender a renda irlandesa. Acho esse trabalho maravilhoso e gostaria de ajudar a divulgá-lo para que não desapareça. Cida.

  38. gostaria de comprar a renda irlandesa, moro no interior de sp, é possivel???qual o cmainho??

  39. como adquirir a renda irlandesa? moro no interior de sao paulo

  40. adorei os trabalhos em renda irlandesa ,gostaria muito de aprede tem passo a passo?

  41. Boa Tarde.

    Gostaria de saber como aprender este lindo bordado de renda irlandesa, fiquei apaixonada pela renda. Alguém poderia me indicar algum site que ensine? obrigada. Eliane, Paraná.

  42. Parece que o sucesso da renda irlandesa é imenso.
    Trabalho com um projeto para alunos que esgotaram a possibilidade de escolarização,essa renda pode ser uma grande sugestão.Pensei em aprender e repassar as técnicas…

  43. Edinamar dos Reis Justino

    Moro em Uberlandia-MG, gostaria de aprender a renda irlandesa, ja faço trabalhos manuais diversos., e seria otimo divulga-lo no estado de minas. Abraços

  44. Ana Lúcia Azevedo

    Olá SANDRA/ FRAN!!!!
    é a ANA do ZÉ de São Paulo quem escreve…
    Não tive tempo de lhes enviar votos de boas festas, pois as coisas por aquí andam numa correria!!!Mas nunca é tarde para se desejar aos amigos que no ANO NOVO todos os seus de$$$$ejos se realizem, pois este é o ponto primordial para que realizemos nossos sonhos mundanoos.
    Que os oníricos também sejam satisfeitos, pois eles tornam o nosso caminhar mais leve!!!
    Que DEUS abençõe vocês, que tenham um trabalho profícuo, continuando com estas coisas ma-ra- vi-lho-sas com as quais vocês trabalham tão bem!!!! Tenho visitado o blog e vejo que a cada dia aumentam as notícias e visitas à ele. PA-RA-BÉNS!!!!! Por favor, me mandem os emails de vocês dois, para que eu possa manter contato mais frequentemente. Tenho novidades frescas, frescas sobre a muinha vida. Aguardo ansiosamente por notícias e meio de nos falarmos. Beijos carinhosos da ANA

  45. Kelly Cristina da Silva

    Boa tarde, faço renda irlandesa e gostaria de saber onde encontrar o lace aqui em curitiba, pois as peças que tenho vieram pra mim de Aracaju.

  46. Senhoras,
    estou morando em Maceio e gostaria muito de estar adquirindo rendas ,como posso adquirir direto das rendeiras ou da associacao,pois gostaria de vender para o interior de Sao Paulo.

    Abracos

  47. Olá, Sandra, tente contato com a Associação para o Desenvolvimento da Renda de Divina Pastora (Asderen), de Sergipe. tel 79-32711306.

    Boa Sorte!
    abs

  48. Olá, moro em Minas Gerais. Gostaria de comprar a renda irlandesa, como faço? Me ajudem …Obrigada, Sabrina.

  49. solicito DVD citado que ensina renda irlandesa
    muito obrigada
    Rosana

  50. gostaria de aprender este bodado irlandês. Moro em Fortaleza.

  51. Babel das Artes:
    Parabéns por divulgar essa arte tão delicada. Gostaria de apresentar-lhes o site ARTRENASCENÇA que também divulga trabalhos de Rendeiras, estas, do Interior de Pernambuco. O site fornece também um link ensinando o passo a passo de como fazer a Renda Renascença e todos os produtos para a composição como LINHA, LACÊ e RISCOS, artigos tão procurados aqui no blog. Faça uma visita e deixe um recadinho, para que eu saiba que Babel das Artes passou por lá… Abraços! Clébia

  52. telma magalhães

    Eu sou representante da ABAC do Brasil em Sergipe, é uma ONG e gostaria de saber como faço para entrar em contato com vc por MSN ou email. Pode me ligar (79) 9824-0437/8813-3456. Aguardo resporta.

    Muita paz

  53. Gostaria muito de aprender a fazer a renda irlandesa. Moro em Brasília.-DF. Sabe de alguém que possa ensinar?
    Grata.

  54. Olá Maria Luiza, quem está organizando o aprendizado em Sergipe é o SEBRAE de Sergipe. Para descobrir curso em Brasília, acho pedir informações no Sebrae. Central de Relacionamento Sebrae – 0800 570 0800

    abs Sandra BABEL DAS ARTES

  55. Olá, meu nome é Setsuko, gostaria de aprender a fazer renda Irlandesa, e quem puder entrar em contaro comigo, agradeço, moro em Curitiba.
    set.uti@hotmail.com , grato.

  56. Fernanda Stuani

    Tenho uma marca e gostaria de adquirir a renda irlandesa para aplica-las em roupas, tem algum site especifico para ver mais modelos???como faço p/ comprar???

  57. Elisabete Boselli

    Sou estudante de moda e gostaria de saber o que é lacê de seda e onde encontrar no Parana ou Sao Paulo

  58. Ola blogueiras tenho uma simpatica professora de renascença aqui em São Bernardo do campo em São Paulo, quem precisar informações favor mandar email para mim q dou os detalhes.

  59. Bom dia,
    gostaria de saber da pssibilidade de confeccionar 5 toalhas em tecido branco (2m x 2m de tampo) e, APENAS , na barra , no mínimo 20 cm do bordado irlandes? Qual o custo?
    Em Recife eu posso achar onde?
    Obrigada,
    Elisabeth

  60. Vanda Maria Benevenuto

    Olá, moro em Fortaleza e hoje estava asistindo um programa sobre as culturas do Brasil e me encantei com a renda irlandesa, gostaria de saber como fazer para receber informações sobre essa técnica, pois queria aprender. Agradeço pela atenção.

  61. Moro no rio de janeiro,fiquei encantada com a renda irlandesa
    Gostaria de saber se ha no rio cursos da renda irlandesa ou sities ou dvds oi por alguem que conheca entrar em contato pelo imail.
    desde ja fico grata.
    Voceis estao de parabens o site e maravilhoso.

  62. gostaria muito de aprender passo a passo renda irlandesa, se vc puder me ajudar, deste ja agradeço.Abraços Angela

  63. HELIANA BÁBARA C PRATA

    QUE A PAZ, ESTEJA COM TODAS VOCES, QUE TEM ESSE DOM LINDO.O TRABALHO PRODUZIDO POR ESSAS MÃOS MARAVILHOSAS É LINDÍSSIMO PARABÉNS, SÓ POSSO DIZER QUE TENHO MUITO ORGULHO DE VOCÊS UM ABRAÇO PARA TODAS , QUE DEUS AS ABENÇÕE HOJE E SEMPRE.HELIANA

  64. ROSANGELA SANTOS

    gostaria de aprender fazer renda irlandesa e onde encontro os materiais papel;linha etc muito obrigado quem souber entra em contato

  65. Ângela Tissot

    Maria das Graças Mendonça.
    Tenho interesse em suas aulas principalmente renascença e irlandesa. Você tem apostílas, dvds ?
    Sou de Campinas
    Me dê retorno, estou muito interessada
    Grata
    Ângela

  66. Maria José Machado

    Olá!!! Gostaria d einformações sobre cursos de renda renascença e irlandesa. Obrigada desde já!

  67. Ola Maria das Graças, leia os comentários deste post. Há uma leitora que oferece cursos à distância. abs, Sandra, Babel das Artes

  68. Olá Rosangela, a renda irlandesa estava prestes a ser extinta. Só agora estão recuperando. Creio que só em Sergipe, em Divina Pastora e Laranjeiras há cursos para a Comunidade. Para mais informações, procure o SEBRAE do Estado. abs, Francisco e Sandra, BABEL DAS ARTES

  69. Olá Angela, não há passo a passo disponível sobre a renda irlandesa. Leia o post, o bordado foi tombado porque corria risco de extinção. Há uma comunidade que produz em Divina Pastora, em Sergipe.
    abs, Francisco e Sandra, Babel das Artes

  70. Olá Maria, obrigado pelos elogios.
    Não há passo a passo ou curso disponível sobre a renda irlandesa. No post explicamos que o bordado foi tombado porque corria risco de extinção. Há apenas duas comunidade que produzem o bordado. Em Divina Pastora e Laranjeiras, em Sergipe.
    abs, Francisco e Sandra, Babel das Artes

  71. Olá Vanda, não há passo a passo disponível sobre a renda irlandesa. Como o bordado corria risco de extinção, há apenas uma comunidade que produz em Divina Pastora, em Sergipe. Para informações telefone para o SEBRAE de Sergipe.
    abs, Francisco e Sandra, Babel das Artes

  72. Olá Elisabeth, não aceitamos encomendas. O bordado de renda irlandesa estava quase extinto. Só é possível encontrar produção em Divina Pastora, em Sergipe. Para entrar em contato, procure o SEBRAE de Sergipe, ok? abs, Francisco e Sandra, Babel das Artes

  73. Olá Fernanda, para saber onde encontrar renda irlandesa, entre em contato com o Sebrae de Sergipe. A renda irlandesa estava quase extinta, hoje há um trabalho de revitalização em Divina Pastora, naquele estado. abs, Francisco e Sandra, BABEL DAS ARTES

  74. Olá Setsuko, para saber onde encontrar renda irlandesa, entre em contato com o Sebrae de Sergipe. A renda irlandesa estava quase extinta, hoje há um trabalho de revitalização em Divina Pastora, naquele estado. abs, Francisco e Sandra, BABEL DAS ARTES

  75. Para comprar renda irlandesa, entre em contato com o SEBRAE de Sergipe. Só em Divina Pastora é feita a renda irlandesa.
    abs, Francisco e Sandra, BABEL DAS ARTES

  76. Olá Rosana, não existe passo-a-passo nem DVD sobre a Renda Irlandesa. Se vc ler o post vai saber que estava em extinção e sendo recuperada em Divina Pastora, em Sergipe. Abs, Francisco e Sandra, BABEL DAS ARTES

  77. Maria das Graças Mendonça
    Você disse que tem interesse em oferecer cursos à distância. Eu tenho interesse. Entre em contato comigo: tissot @fcm.unicamp.br

  78. Maria das Graças Mendonça Você disse que tem interesse em oferecer cursos à distância. Eu tenho interesse. Entre em contato comigo: tissot @fcm.unicamp.br

  79. ´nádma maria dutra

    moro em aracaju e gostaria muito de aprender renda irlandesa, só que não sei onde ensina. Poderia me ajudar me indicando o local ficarei imensamente grata.

  80. Olá, tudo bem? Obrigado por nos visitar.
    A renda irlandesa foi tombada, ela é feita apenas em Divina Pastora.
    Procure o Sebrae de Sergipe para conseguir o contato com a Cooperativa de lá.
    abs

  81. Olá!
    Essa arte é tão bonita que não podemos deixá-la ser extinta. Como há muitas pessoas fora de Sergipe interessadas em aprender a técnica, tenho uma sugestão: Curso de renda Irlandesa pela internet. Podem ser feitos vídeos e enviados por e-mail aos alunos matriculados. Acho que pode funcionar, o que vocês acham?
    Eu iria adorar!
    Um abraço, e parabéns pelo trabalho!

  82. Sua ideia é ótima! Vamos aguardar algum empreendedor! Indicaremos a sugestão para o SEBRAE.
    Obrigado por nos escrever. Abs, Francisco e Sandra

  83. marcia gonçalvesdesouza

    Vídeos para nos passo a passo aqui não tem em lugar algum isso seria ótimo se minha idéia for aceita mande um email eu e minhas amigas faremos todas as aulas obrigada moro em Apucarana PR bj…..

  84. Olá Marcia, a renda irlandesa estava em extinção. Foi tombada e aos poucos estão capacitando as mulheres de Sergipe, mas nenhuma delas ainda lançou video com passo-a-passo. Abs, Sandra, BABEL DAS ARTES

  85. Assunçao Paz e Silva

    Gostaria de saber o end. de Maria das Graças que se oferece para dar cursos a distancia.Descobrir vcs a pouco tempo, faço richelieu e renda renascença entre outros bordados manuais. Ficarei grata se me derem o contato com esta pessoa.

  86. O e-mail da Maria das Graças, que ofereceu curso de renda à distância é
    dadai@sapo.pt

    abs, Sandra
    BABEL DAS ARTES

  87. Bom dia!
    Gostaria de saber se aqui em Salvador/Bahia existe curso de renda irlandesa.
    Muito grata.
    Mara

  88. Olá Mara, não sabemos dizer se há cursos de renda irlandesa na Bahia. Na verdade a renda irlandesa está sendo resgatada há pouco tempo e foi tombada como patrimônio em Divina Pastora-SE.
    Entre em contato com o SEBRAE de Sergipe, lá eles poderão informar você. Leia os comentários, lá divulgamos o telefone do SEBRAE e da Associação das bordadeiras de renda irlandesa de Divina Pastora. Abs, Sandra, Babel das Artes

  89. Olá Assunção, para saber onde Maria das Graças oferece cursos de renda à distância, escreva para ela em dadai@sapo.pt

    Abs, Sandra, Babel das Artes

  90. Olá, Pessoal
    Vi uma reportagem sobre as rendas irlandesas, achei lindas..
    Estou indo em junho a Aracaju num congresso de guias de turismo quero ir até aí e comprar alguma coisa. Tem site para que possa ver alguns modelos e o que tem para vender e onde? Tem como ir de Aracaju de ônibus de linha e de retornar? Se possível gostaria de obter essas informações.
    Obrigada,
    Vilma dÁvila, SantaMaria /RS

  91. Olá Vila, estamos em João Pessoa, PB.
    As rendas irlandesas são produzidas em Divina Pastora e Laranjeiras, no interior de Sergipe.
    Acho que as cidades são próximas a Aracaju e acredito que dá para ir de ônibus até lá.
    Abs, Francisco e Sandra, BABEL DAS ARTES

  92. Olá! Irei casar daqui dois meses e gostaria muito de fazer meu vestido com a renda irlandesa. Onde posso comprar em São Paulo e caso não haja, posso encomendar de sergipe?

  93. Olá Vanessa, para fazer um vestido de casamento em renda (irlandesa ou renascença) são necessários 9 meses de trabalho.
    Para entrar em contato com a associação em Divina Pastora-SE entre em contato com o SEBRAE daquele estado. O número foi publicado em alguns comentários.
    abs, Francisco e Sandra, BABEL DAS ARTES

  94. Queti Diettrich

    Estive recentemente em Aracaju e fiquei encantada com o artesanato local, principalmente a renda irlandesa.Gostaria de aprender os pontos básicos.Alguem sabe onde posso encontrar orientações?Procurei revistas aqui em Brasilia e ainda não encontrei.

  95. Quero aprender renda irlandesa, por favor me ajudem. Moro em São Paulo-Guarulhos.

  96. EU FIQUEI SABENDO QUE O CORDÃO PARA RENDA IRLANDESA SE CHAMA IPU E É FABRICADO NO RIO de JANEIRO

  97. Gostaria de saber onde encontrara fita lace

  98. Estou fazendo um curso de renda renascença em São Paulo e adorando. Para quem quiser, é só ligar no fone 11 91507060.

  99. Oi Mauro, acabei esquecendo de pegar seu endereço. Por favor me envie.

    Obrigada.

  100. Ola!! Vocês todas podem aprender a RENDA RENASCENÇA em http://www.costuranapontadalingua.com no link RENDA RENASCENÇA. Ou no youtube coloquem o nome costuranapontadalingua que encontrarão.

  101. gostaria de saber onde encontrar curso de rendas aqui no rio de janeiro.renda de bilro, renda renascença, renda filó,renda singeleza, se alguém encontra onde estão dando os cursos, comunique. atenciosamente obrigado

  102. Olá Norma, leia os comentários do post sobre Renda Irlandesa. Algumas pessoas dão dicas de cursos e um deles é pela internet.
    Abraços. Francisco e Sandra,
    Babel das Artes

  103. oi, gostaria muito de aprender a fazer a renda irlandesa, tem vidios ou dvd para vender?

  104. moro em mogi das cruzes e gostaria de saber onde eu posso aprender a fazer renda irlandesa

  105. queria saber como faço pra comprar essa renda.pois moro no paraná,e queria um endereço,telefone ou algo assim para entrar em contato.

  106. Olá Beatriz, a renda irlandesa é produzida em Sergipe, não temos o telefone da Associação. Tente conseguir o número através do SEBRAE Sergipe.
    Abração!

  107. Bom dia, sou do Rio de Janeiro, gostaria se saber como comprar as rendas irlandesas e as de bilros direto das rendeiras. Será que elas enviam por sedex? ou é preciso ir pessoalmente na cidade? Se sim por favor passe o endereço de como encontrá-las. Pois pretendo divulgar essa arte maravilhosa aqui na minha cidade. Desde já agradeço.

  108. Olá Katia, uma das maneiras de chegar até elas é visitando as duas maiores feiras de Artesanato do Brasil, A Mãos de Minas, em Belo Horizonte (no final do segundo semestre) ou na Fenearte, em Olinda, que costuma acontecer em junho. A renda irlandesa têm uma produção baixíssima, nunca conseguimos comprar nas feiras.
    Tente conseguir ajuda com o SEBRAE de Sergipe, já que esta renda é produzida apenas por lá.
    Abs, Francisco e Sandra
    BABEL DAS ARTES

  109. Olá gostaria de saber onde posso encontrar o lace de seda para fazer minhas rendas ,pois onde moro a loja que eu comprava fechou. Se alguém souber onde posso comprar ,agradeço desde já .Meu e-mail patriciaarrj@,Hotmail.com .sou do Rio

  110. Olá Dinora! gostaria de entrar em contato com você sobre a renda renacença pois tenho muito enterece por favor entre em contato comigo meu email é amsbrogio@gmail.com

  111. boa tarde meu nome e vanda vi a materia na tv fiquei admirada como trabalho manual gostaria de aprender ,moro em SP como faço grata

  112. Gostaria de comprar o cordao pra renda irlandesa, onde posso conseguir? Estou aprendendo e nao to conseguindo o material.
    Att. Suzana manhaes

  113. Não sabemos, Suzana. Mas pergunte para Rendas Paraíba, no Rio de Janeiro, talvez possam ajudar.

  114. O contato é em Sergipe. Mais informações no SEBRAE de Sergipe.
    Abraços.

  115. As informações sobre a renda é na associação Divina Pastora, em Sergipe. Abraços

Deixe um comentário