Mostra leva arte do Vale do Jequitinhonha ao RJ

afluencias_rj

O Museu Casa do Pontal abriu neste mês de dezembro a nova galeria de exposições temporárias com a mostra Afluências: a arte do Vale do Jequitinhonha. Como parte do evento, o lançamento do livro Caminhos da Arte Popular: o Vale do Jequitinhonha.

A mostra Afluências – que estará aberta até 29 de março de 2009 – faz uma retrospectiva da produção cultural do Vale do Jequitinhonha/MG, região do país que já se firmou como um dos principais pólos de cultura popular, com importantes núcleos de cerâmica e artistas de projeção nacional. Serão exibidos filmes sobre a região, fotos e obras de arte.

O livro Caminhos da Arte Popular: o Vale do Jequitinhonha da antropóloga Ângela Mascelani é resultado de anos de pesquisas do Museu Casa do Pontal, do qual a autora é diretora, e de entrevistas com artistas da região. Reúne mais de 250 imagens – lugares, obras de arte e artistas -, em fotos de Lucas Van de Beuque. Texto e fotografias desvendam as vilas, as pequenas cidades, as beiras de rios, as conversas com mestres, discípulos e artistas. Trata da arte coletiva e das individualidades. Conta, enfim, a história da cerâmica no Vale do Jequitinhonha.

O Museu Casa do Pontal está localizado na Estrada do Pontal, nº 3.295, no Recreio dos Bandeirantes, na cidade do Rio de Janeiro. Informações: www.museucasadopontal.com.br e (21) 2490-3278/4013.

Fonte: Ministério da Cultura / Minc

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s